Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Linhas de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Publicado: Segunda, 26 de Março de 2018, 11h27 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 10h33

O PPGTECS possui três linhas de pesquisa:

Linha 1 - Otimização de Serviços, Sistemas e Processos

A linha 1 abrange a aplicação de modelos matemáticos, métodos computacionais e dispositivos eletroeletrônicos em problemas reais de caráter multidisciplinar, tendo em vista a otimização de sistemas e processos dos diversos setores da economia. A consequência esperada pela aplicação dos resultados das pesquisas é a redução dos impactos ambientais e do consumo de energia, o aumento da eficiência e da produtividade, a melhora do desempenho e o aumento da segurança operacional.

Linha 2 - Tecnologias Sustentáveis em Materiais e Processos

A linha 2 Trata do desenvolvimento e caracterização de materiais com foco na solução de problemas do setor industrial de maneira sustentável, por meio da melhoria de materiais já existentes, desenvolvimento de novos materiais e de novos processos. Estes materiais incluem os metais, cerâmicos, polímeros, compósitos e biomateriais. A otimização das propriedades dos materiais, em conjunto com os processos e produtos inovadores, visam proporcionar a redução dos impactos ambientais e do consumo de energia, o aumento da eficiência e da produtividade, a melhora do desempenho e o aumento da segurança operacional.

Linha 3 - Tecnologias Sustentáveis em Meio Ambiente

A linha 3 abrange o desenvolvimento e difusão de tecnologias, divulgação científica, mecanismos de gestão e controle de sistemas ambientais, com uma visão multidisciplinar e sustentável, visando o uso consciente da água, a redução na poluição ambiental por efluentes e resíduos e a recuperação de áreas degradadas, tendo como base a otimização dos processos dos diversos setores da economia, com o emprego de novos materiais, produtos e tecnologias, visando a melhoria das relações entre ambiente, saúde e sociedade.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página