Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Matrícula/Rematrícula
Início do conteúdo da página

Matrícula/Rematrícula

Publicado: Sexta, 14 de Janeiro de 2022, 08h39 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2023, 14h13

MATRÍCULA DE INGRESSANTES
É realizada pelo candidato/a aprovado/a no Processo Seletivo ou seu(sua) representante legal, de forma online via e-mail (matriculasuperior.vi@ifes.edu.br), conforme Calendário Acadêmico da Pós-Graduação do Campus Vitória, pela Coordenadoria de Registros Acadêmicos dos Cursos Superiores do campus Vitória (CRA-S).

Documentos para a matrícula de ingressantes
a) Requerimento de matícula;
b) Diploma de graduação (digitalizado formato .pdf) - serão aceitos documentos provisórios que comprovem a data da colação de grau anterior ou igual à data da matrícula (o original ficará retido, caso conste a informação que o documento só vale no original (digitalizado formato .pdf);
c) Histórico escolar da graduação (digitalizado formato .pdf);
d) Título de eleitor para maiores de 18 (dezoito) anos de idade e comprovante da última votação, podendo ser substituída pela certidão de quitação eleitoral emitida pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (digitalizado formato .pdf);
e) Certificado de reservista ou dispensa ou isenção, no caso de candidatos do sexo masculino, maiores de 18 (dezoito) anos e até 31 de dezembro do ano em que o brasileiro completar 45 anos (digitalizado formato .pdf);
f) Certidão de nascimento ou casamento, dependendo do estado civil (digitalizado formato .pdf);
g) Certidão de registro do consulado, para estrangeiros (digitalizado formato .pdf);
h) Registro nacional de estrangeiros – visto permanente (digitalizado formato .pdf);
i) Carteira de identidade (digitalizado formato .pdf);
j) Cadastro de pessoa física – CPF (digitalizado formato .pdf);
k) Parecer final da Comissão Permanente de Ações Afirmativas na Pós-Graduação, para os casos de reservas de vagas para pessoa com deficiência (PcD) e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) (digitalizado formato .pdf).

Atenção: Todos os documentos listados acima e o requerimento de matrícula devem ser enviados em um único arquivo (pdf).

A CRA-S efetivará o procedimento e assim que a matrícula no curso for homologada, os dados pessoais do/a estudante são inseridos no Sistema Acadêmico Institucional e é gerado um número de matrícula, pela CRA-S. A CRA-S fará contato com o candidato/a via e-mail caso tenha problema com a documentação enviada.

 

REMATRÍCULA (matrícula on-line no semestre)
A Rematrícula de todos os Cursos de Pós-graduação do campus Vitória é realizada ON-LINE no Sistema Acadêmico Institucional.

O procedimento da rematrícula é previsto em calendário acadêmico, realizado via Sistema Acadêmico. É composto por três (3) etapas:
1ª Etapa - Matrícula em componentes ofertados no período;
2ª e 3ª Etapas - Ajustes de matrícula. O/A professor/a orientador/a acompanha o processo, auxiliando o estudante na escolha dos componentes curriculares optativos mais apropriados à sua linha de pesquisa e sendo nesta última em Trabalho Final de Curso (TFC).

Em caso de dúvidas em relação a matrícula ou rematrícula, favor entrar em contato com Coordenadoria de Registros Acadêmicos dos Cursos Superiores do campus Vitória (CRA-S) pelo endereço de e-mail: matriculasuperior.vi@ifes.edu.br

Outras informações consulte o Guia do Estudante de Pós-Graduação

registrado em:
Fim do conteúdo da página