Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Projetos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Projetos de Pesquisa

Índice de Artigos

Aqui estão os Projetos vigentes de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Sustentáveis (PPGTECS) organizados por professor do Programa.

Projetos de Pesquisa finalizados, consultar o Currículo Lattes de cada professor.


 

PROJETO: Abordagens tecnológicas e biotecnológicas na valorização de resíduos, compostagem e sua contribuição no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Descrição: A eficiência na gestão dos resíduos tem sido alvo de pesquisas e vem impactando positivamente na divulgação de práticas sustentáveis, como a coleta seletiva e compostagem e contribuindo para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na visão sustentável, pode-se abordar o tema desde a não geração até a destinação nobre das diversas parcelas dos resíduos sólidos urbanos (RSU) gerados em diferentes ambientes. Dentro da perspectiva da tecnologia, a valorização, os resíduos sólidos orgânicos (RSO) podem ser tratados no local de geração pela compostagem. Pesquisas direcionadas aos RSU e suas interfaces social, ambiental, sanitária, econômica, educacional e tecnológica tornam-se importantes uma vez que colaboram com a destinação nobre dos RSU, sendo ainda as pesquisas aplicadas de caráter interdisciplinar. Esta proposta tem como objetivos estudar as abordagens tecnológicas sobra a valorização de resíduos sólidos em geral gerados em ambientes escolares por meio do prisma da educação, sensibilização, coleta seletiva, destinação para a compostagem com o uso da biotecnologia dos microrganismos eficientes e aceleradores, bem como da tecnologia da informação e comunicação. Todas as ações de educação e pesquisa estarão alinhadas com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Os RSU se apresentam em grande quantidade e dispersos em ambientes diversos dentro das instituições e constituem foco de investigações do grupo proponente desde o ano de 2012. Neste período foram desenvolvidos e publicados resultados oriundos de trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e mestrado e projetos de extensão, colaborando fortemente com a formação acadêmica e profissional dos participantes, os quais são de diferentes formações e níveis de ensino (médio, superior, mestrado). A continuidade das pesquisas que ora se apresenta e os resultados alcançados pela presente proposta serão compartilhados com a comunidade no sentido de estimular as práticas sustentáveis.
Vigência: 2021 - Atual.


 

PROJETO: Tijolos de solo-cimento com utilização de resíduos
Descrição:
 A proposta do presente projeto é desenvolver e avaliar o desempenho de tijolos de solo-cimento com substituição parcial do solo ou do cimento por diferentes tipos de resíduos indústrias, tais como, Lama de alto forno, Resíduo de reator Kanbara, pó de balão, resíduos de rochas ornamentais, resíduo de FGD (flue gas dessulfuration), resíduo de lapidação de vidros planos.
Vigência: 2019 - Atual.

PROJETO: Desenvolvimentos em prevenção de corrosão de materiais metálicos
Descrição: Este projeto busca contribuir com métodos/desenvolvimento de materiais visando reduzir os efeitos da corrosão em materiais metálicos, principalmente em aços.
Vigência: 2017 - Atual.

PROJETO: Soldagem de materiais metálicos (Código IFES PJ00002404)
Descrição: Desenvolvimento de condições de soldagem e automação de processos de soldagem de metais.
Vigência: 2015 - Atual. 

PROJETO: Recobrimentos cerâmicos de materiais metálicos (Código IFES PJ00002404)
Descrição: utilização de técnicas de recobrimento de material cerâmico sobre materiais metálicos visando melhorar proteção contra corrosão.
Vigência: 2015 - Atual.

PROJETO: Materiais celulares para uso na indústria automobilística (Código IFES DT00000328)
Descrição: 
Desenvolver processos de fabricação de materiais celulares para uso na indústria automobilística.
Vigência: 2012 - Atual.

PROJETO: Reciclagem de Materiais (Código IFES DT00000367)
Descrição: Implementar e desenvolver novos métodos de reciclagem de materiais poliméricos, cerâmicos e metálicos.
Vigência: 2012 - Atual.


PROJETO: Obtenção por Modelagem Molecular de Propriedades Estruturais e Eletrônicas
Descrição: Projeto atrelado ao Grupo de pesquisa QMAPLAFARM-ES, voltado a obtenção, através de simulações por métodos ab initio, semi-empíricos e de mecânica clássica, para a obtenção de propriedades estruturais e eletrônicas para o planejamento de novas misturas, nanomateriais, fármacos, além de outras moléculas de forma que as informações possam ser aproveitadas por diversos outros grupos de pesquisa. 
Vigência: 2023 - Atual.

PROJETO: Planejamento in silico de Protótipos de Vacinas e Fármacos Contra o SARS-CoV-2 Baseados em Derivados de Fulerenos
Descrição: Muitos vírus precisam que seus grupos sulfidrila sejam reduzidos para que seja permitida sua entrada nas células e, o Coronavírus (CoV), que inclui o SARS-CoV-2, causador da doença coronavírus 2019 ou COVID-19, apresenta em seu capsídeo proteínas ricas em cisteínas (Cys), como a protease principal (Main Protein) e a proteína S (Spike Protein), que devem estar intactas e ativas, mantendo a manutenção viral, além do ?encaixe? do vírus em receptores específicos como a ACE2, uma proteína transmembrana expressa na superfície de diversas células do corpo, como o epitélio do sistema respiratório. Baseado nessa questão da interação da proteína S com a ACE2, começou-se a corrida na formulação de algumas vacinas diferentes contra o SARS-CoV-2, onde especificamente falando-se da única que manteve a tecnologia do vírus inativado, sem nenhuma modificação genética e bem estabelecida pela literatura há décadas, a CORONAVAC proposta pelo laboratório chinês SINOVAC, em que o vírus inativado é utilizado na formulação que é inoculada no organismo humano e, a partir deste processo, as células-T ou linfócitos-T estimulam a produção de anticorpos de reconhecimento e aderência à proteína S, impedindo que o vírus se ligue aos receptores ACE2. Deste modo, as duas grandes motivações deste projeto são: (I) Planejar computacionalmente derivados capazes de aderirem ao trímero da proteína S, impedindo que o mesmo se abra, dificultando a aderência do vírus na proteína ACE2, com posterior impedimento da entrada dos vírus nas células e; (II) Planejar computacionalmente, derivados envolvidos por proteínas S, de forma que os complexos fiquem em uma geometria favorável, o que simularia um pseudo-vírus inativado e de interação aos anti-corpos de reconhecimento ao SARS-CoV-2. Deste modo os modelos descritos em (I) e (II) serão construídos, solvatados e simulados através da técnica de dinâmica molecular à temperatura de 310 K e a pressão de 1 atm, de forma a se ter condições próximas às biológicas e que se possa chegar ao planejamento racional de novos potenciais fármacos e protótipos de vacinas.
Vigência: 2020 - Atual.

 

 


PROJETO: Avaliação do efeito da aplicação do lodo de estações de tratamento de água em solos arenosos
Descrição: Esse projeto visa analisar a aplicação do lodo de estações de tratamento de água em solos arenosos objetivando a recuperação de solos degradados.
Vigência: 2021 - Atual.

PROJETO: Técnicas sustentáveis de manejo e conservação de solos e água no estado do Espírito Santo
Descrição: Desenvolvimento e análise de técnicas sustentáveis para a recuperação e conservação de solos e água.
Vigência: 2017 - Atual.


PROJETO: Utilização de residuos na fabricação de tijolos de solo-cimento
Descrição:  Estudo da viabilidade de resíduos do Setor produtivo como matéria prima na fabricação de tijolos de solo-cimento.
Vigência: 2017 - Atual.

 


PROJETO: Metodologia para Avaliação do Desgaste de Placas de Revestimento em Chutes de Transferência
Descrição: O presente projeto busca realizar estudo em laboratório e em campo, para classificar, em relação à resistência ao desgaste, as placas de diferentes fornecedores usadas para revestir internamente os chutes de transferência. Espera-se com este projeto de pesquisa estudar o escoamento da pelota de minério de ferro e estabelecer metodologia para ranquear o desgaste de diferentes placas de revestimento de chute de transferência, que está presente na Unidade Tubarão, pátio da Usina de Pelotização e Porto da Vale - Vitória/ES, permitindo assim conhecer o melhor tipo de placa de desgaste e proporcionar mais parâmetros para tomada de decisão na estratégia de manutenção.
Vigência: 2020 - Atual.

 


PROJETO: Modelagem de Gerador Baseado em Inversor no OpenDSS
Descrição: O aumento da integração de geradores distribuídos conectados à rede de energia traz problemas para o atual esquema de proteção. Esses geradores usam, na sua maioria, fontes renováveis de energia como matriz energética e utilizam um inversor como interface de conexão com a rede elétrica. Eles são conhecidos como geradores baseados em inversores (GBIs). Esses GBIs possuem um comportamento distinto dos geradores clássicos, principalmente em condições anormais da rede. Esse comportamento ainda não é completamente compreendido e estudos sobre a modelagem desses vem sendo amplamente realizados pela comunidade científica. Soma-se a isso o fato da recente alteração da IEEE 1547 ? IEEE Standard for Interconnection and Interoperability of Distributed Energy Resources with Associated Electric Power Systems Interfaces, em 2018, que permitiu diferentes modos de operação, capacidade de injeção e/ou consumo de energia reativa e suportabilidade contra variação de tensão e frequência para os recursos energéticos distribuídos (RED). Portanto, há uma lacuna a ser preenchida nos estudos de integração de fontes renováveis de energia ao sistema elétrico de potência, principalmente nas redes de distribuição. O projeto tem o objetivo de modelar um GBI na plataforma OpenDSS® , seguindo as normativas atuais, para que os fenômenos que ocorrem com a integração desses na rede de energia elétrica possam ser melhor estudados, principalmente no que tange a proteção dos alimentadores de distribuição, preenchendo uma lacuna nas normativas internacionais atuais.
Vigência: 2021 - Atual.

PROJETO: Ferramenta de Planejamento da Expansão de Redes de Energia Elétrica usando Otimização Probabilística
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa propor uma ferramenta de planejamento da expansão de redes de distribuição de energia elétrica, por meio da investigação das diferentes metodologias de planejamento da expansão de redes de distribuição de energia elétrica, e a influência das incertezas sobre tais metodologias. O processo de planejamento da expansão da rede elétrica vêm sendo objeto de estudo ao longo dos anos, sendo sua metodologia continuamente reestruturada e aperfeiçoada. É considerado por muitos pesquisadores como um dos principais elementos de avaliação de desempenho atribuídos às distribuidoras de energia elétrica, podendo afetar de forma significativa sua Base de Remuneração Regulatória ? BRR e, consequentemente, as tarifas de energia elétrica. Aperfeiçoamentos nestes processos vêm sendo fortemente alavancados à medida que as metodologias buscam considerar as incertezas envolvidas no processo, por meio de otimização probabilística. Assim, as distribuidoras de energia elétrica terão de desenvolver e aperfeiçoar suas metodologias de planejamento da expansão da rede elétrica de modo a permitir que sejam capazes de considerar, em suas diversas etapas, a influência das incertezas existentes nas cargas, nas unidades geradoras (tipicamente associada a unidades de geração distribuída renovável), na ocorrência de falhas, dentre outros aspectos, permitindo a definição do plano de expansão ótima da rede elétrica, contribuindo para a modicidade tarifária.
Vigência: 2021 - Atual.

PROJETO: Mobilidade Elétrica no Estado do Espírito Santo
Descrição: Este projeto aborda o monitoramento ativo e desenvolvimento de uma malha de comunicação capaz de efetuar coleta de dados e disponibilizá-los a partir de APIs, permitindo o desenvolvimento de aplicativos. O problema de alocação de pontos de abastecimento, seus modos de operação e estratégias de carregamento inteligente, bem como a caracterização dinâmica veicular elétrica a fim de subsidiar empreendedores das áreas de manutenção veicular, postos de abastecimento e reciclagem de baterias e outros insumos, também são focos deste trabalho, cujo estudo será sustentado pelos dados colhidos, seu processamento e classificação. Neste contexto, políticas e apoios dos governos são fundamentais para minimizar problemas advindos de cenários de crescimento desordenado do transporte público, apoiar a convergência das tecnologias (VEs e compartilhados) e fomentar o surgimento recursos humanos com expertise nesta área de conhecimento.
Vigência: 2020 - Atual.


PROJETO: Tecnologias alternativas para produção de órteses utilizando impressão 3D
Descrição: Estudo dos materiais, parâmetros e tipos de impressoras para produção de órteses utilizando impressão 3D.
Vigência: 2023 - Atual.

PROJETO: Desenvolvimento de clarificador não convencional de baixo custo para tratamento de águas
Vigência: 2023 - Atual.

PROJETO: Tecnologias alternativas no tratamento de águas para abastecimento público: desafios e inovações
Vigência: 2021 - Atual.

PROJETO: Tratamento de Efluente de uma Agroindústria de Laticínios visando seu reuso
Vigência: 2020 - Atual.

PROJETO: Aprendizagem significativa e tecnologias digitais em cursos técnicos e tecnológicos: possibilidades e desafios.
Vigência: 2020 - Atual.

PROJETO: O ensino de sustentabilidade por meio de ações de eficiência energética
Vigência: 2019 - Atual.


PROJETO: Desenvolvimento e usabilidade de artefatos para o Saneamento Ambiental
Descrição: A pesquisa objetiva desenvolver novos artefatos para o saneamento ambiental que promovam soluções sustentáveis e descentralizadas. Os equipamentos disponíveis no mercado não atendem plenamente, possuem custo elevado, pouca funcionalidade, dimensões incompatíveis com espaços reduzidos e não favorecem a participação social. A pesquisa envolve: revisão bibliográfica, busca mercadológica e em base de patentes; estudo sobre design e materiais compatíveis aplicado a soluções para o saneamento ambiental; estudo sobre preferências de potenciais usuários; definição de requisitos de projeto; design dos modelos conceituais dos artefatos; avaliação dos modelos por usuários; protótipos em escala reduzida; testes dos protótipos com usuários e seleção do modelo com melhor usabilidade; e elaboração e divulgação de material educativo e instrucional sobre o tema para formação de educadores.
Vigência: 2020 - Atual. 

PROJETO: Alternativas tecnológicas e sustentáveis para o tratamento e valorização de resíduos orgânicos em pequena e média escala.
Descrição: O tratamento dos resíduos orgânicos no local de geração é importante alternativa de minimização e valorização de resíduos, com potencial de desviar parcela significativa de resíduos dos aterros. Porém, há necessidade de estudos aprofundados sobre alternativas tecnológicas, procedimentos para implantação, operação e monitoramento dessas técnicas e, também, quanto à percepção dos usuários, participação e controle social.
Vigência: 2017 - Atual.

PROJETO: Caracterização e Gestão de desastres no contexto sanitário, ambiental e de participação social.
Descrição: O presente projeto propõe gerar conhecimento sobre a temática dos desastres, em especial os que acometem áreas urbanas, pois verifica-se uma lacuna em termos de identificação, caracterização e modelos de gestão locais e regionais. O projeto busca preencher esta lacuna, delinear modelos de gestão de desastres e contribuir com subsídios em termos de diretrizes a serem incorporadas a projetos e planos de gestão. Como principais etapas metodológicas tem-se a revisão de literatura; seleção de estudos de caso; relacionar os diversos tipos de eventos estudados com os potenciais impactos nas dimensões: social, ambiental e de saúde; realizar estudos de percepção ambiental; identificar indicadores para a gestão e com auxílio de análise espacial dar suporte a tomada de decisão quanto ao modelo e ações de gerenciamento a serem implementadas, e identificar competências e ações adotadas pelos principais agentes envolvidos no gerenciamento/gestão de desastres. Como produto pretende-se propor modelos de gestão/gerenciamento a cada tipo de desastre estudado, com finalidade de fornecer subsídios para a elaboração de diretrizes a serem incorporadas aos planos locais e regionais de gestão de gerenciamento a serem implementadas. Espera-se ainda, além da geração de conhecimentos sobre esta temática, pouco explorada atualmente em âmbito nacional, e da publicação dos resultados da pesquisa em periódicos científicos, o intercâmbio com outros grupos de pesquisa envolvidos com o tema.
Vigência: 2016 - Atual.


PROJETO: Avaliação das propriedades de uma resina poliéster insaturado para fins de plastinação
Vigência: 2022 - Atual.

PROJETO: COMPOSTOS DE POLIPROPILENO RECICLADO E BORRA DE CAFÉ
Vigência: 2019 - Atual.

PROJETO: COMPÓSITOS HÍBRIDOS DE RESINA POLIÉSTER INSATURADO REFORÇADOS COM FIBRAS DE SISAL/VIDRO OBTIDOS PELO PROCESSO DE INFUSÃO A VÁCUO
Vigência: 2019 - Atual.


PROJETO: Quantificação, Caracterização, Tratamento e Disposição final de Lodo de Estação de Tratamento de Água e Esgoto
Descrição: O volume de lodo gerado nas estações de tratamento de água (ETA) e de esgoto (ETE), de um modo geral, não são medidos, mas quantificado empiricamente. De um modo geral o lodo é desaguado e conduzidos a aterros sanitários. Nestes processos não é levado em consideração o uso benéfico do lodo. Com base na legislação ambiental e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 e 12, tem-se como proposta a gestão dos resíduos gerados nas estações de tratamento por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso, sendo fundamental a sua caracterização e quantificação. Neste estudo pretende-se avaliar métodos empíricos para quantificação do lodo de ETA levam em consideração além da vazão de água bruta, dosagem de produtos químicos e sólidos em suspensão, a cor e turbidez da água bruta. Visando a redução na produção de lodo pretende-se ainda avaliar ajustes operacionais com elaboração de manuais operacionais em formato de fichas e uso de coagulantes naturais. Na tentativa de dar uma destinação sustentável para o lodo de ETA e ETE tem-se proposto a mistura deles com outros solos, uso em áreas de reflorestamento, na recuperação de áreas degradadas, na indústria cerâmica, na construção civil, na indústria de fertilizantes, dentre outros. 
Vigência: 2022 - Atual.

PROJETO: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - um olhar sobre a meta 6
Descrição: Com a criação do ODS 6, a questão da água e do saneamento foi conduzida para o centro da discussão. Contudo, a avaliação da evolução destes sistemas com indicadores e o monitoramento do déficit sanitário é um desafio quando se pretende mensurar as carências regionais. Este projeto busca desenvolver uma proposta metodológica para avaliar o nível de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário nos municípios do ES sob concessão da CESAN, bem como indicadores de sustentabilidade para as ETE e ETA.
Vigência: 2022 - Atual.

PROJETO: Gestão de águas Urbanas
Descrição: No processo de transformação das áreas naturais para expansão de áreas urbanas houve uma intensa impermeabilização das superfícies, com perda da capacidade natural de drenagem das águas pluviais. Com uma proposta ambientalista, este estudo objetiva estudar a captação de água de chuva na fonte, com o uso de Jardim de chuva, visando subsidiar políticas públicas e elaboração de norma técnica.
Vigência: 2022 - Atual.

PROJETO: Avaliação temporal do impacto do uso e ocupação do solo nas bacias hidrográficas dos rios Santa Maria da Vitória, Itapemirim e Rio Pequeno na tratabilidade da água bruta e no desempenho das respectivas estações de tratamento
Descrição: Há intrínseca relação entre o uso e ocupação na bacia hidrográfica na qual o manancial se insere ? e as ações de proteção às ações antrópicas - e os gastos com os produtos químicos (e de operação como um todo) necessários à potabilização. Neste cenário, o objetivo principal da pesquisa consiste em avaliar temporalmente as mudanças no uso e ocupação do solo em três bacias hidrográficas, cujos cursos d?água respondem pelo abastecimento de aproximadamente 35% da população do Espírito Santo. Essencialmente, por meio de análise dos dados de qualidade de água bruta e tratada e de ensaios de tratabilidade em equipamento de Jar Test, pretende-se testar principalmente as seguintes hipóteses: i) Na eventualidade da alteração do uso e ocupação do solo, como se manifestou eventual alteração temporal daPágina 2 / 7 tratabilidade das águas dos rios Santa Maria da Vitória, Itapemirim e Rio Pequeno afluentes às estações de tratamento de, respectivamente, Vitória, Cachoeiro do Itapemirim e Linhares? ii) Em vertente semelhante, há perspectiva de alteração ou adequação da tecnologia de potabilização das mencionadas estações? iii) Há influência do tipo de prestador do serviço de abastecimento de água ? companhia estadual de saneamento, autarquia municipal e empresa privada ? na preservação dos mananciais, na qualidade da água tratada e nos custos de operação das estações? iv) Há elevação do custo do tratamento das águas em função das alterações no uso e ocupação do solo nas bacias hidrográficas nas quais se inserem os mencionados mananciais? v) Há como estimar o tempo de retorno do investimento, em função do impacto da melhoria da qualidade do afluente às estações no que se refere aos custos de operação e à eventual alteração no tratamento? vi) Existem áreas degradadas nas três bacias hidrográficas passíveis de recuperação visando à disposição do lodo dos decantadores das estações de tratamento?.
Vigência: 2021 - Atual.

PROJETO: Tratamento de Efluente de uma Agroindústria de Laticínios visando seu reuso
Descrição: A indústria de laticínios, caracterizada pelo beneficiamento do leite, é uma grande geradora de efluente industrial, produzindo resíduos com alto grau de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e Demanda química de Oxigênio (DQO), devido a característica de sua matéria-prima, que dentre seus componentes possui lipídeos, carboidratos e proteínas. Em muitos países esses resíduos são descartados diretamente em corpos receptores, o que não é recomendado pela legislação brasileira - CONAMA nº 430, de 13 de maio de 2011, pois tal prática pode acarretar em danos à saúde humana e animal, além de problemas ao meio ambiente, alguns métodos podem ser utilizados para tratá-los, como: westland, tratamento físicoquímico (coagulação e floculação), tratamento biológico (filtros de gotejamento, lagoas de estabilização, lodo ativado, reator anaeróbico de manta de lodo de fluxo ascendente (UASB), filtros anaeróbicos, reator de batelada sequencial (SBR), dentre outros) e processos oxidativos avançados (fenton, foto-fenton e etc). O Tratamento Fenton é um Processo Oxidativo Avançado, onde a geração de radicais hidroxila (?OH) ocorre através da decomposição peróxido de hidrogênio (H2O2) catalisada por Fe2+, em meio ácido. Os radicais hidroxila destroem, não seletivamente, as substâncias tóxicas e refratárias. Tendo em vista esses aspectos, este projeto visa desenvolver e aplicar a Técnica Fenton no tratamento da Indústria de Laticínio, denominada de Laticínios Mochuara, localizada em Cariacica, visando o reuso do seu efluente. As amostras do efluente serão coletadas na Indústria de Laticínios e enviadas ao IFES para realização dos ensaios. Na sequência serão realizados testes de bancada visando o tratamento deste efluente pelo método Fenton avaliando sua eficiência. Serão monitorados os parâmetros DQO, DBO, turbidez e pH e sua viabilidade para reuso.
Vigência: 2020 - Atual.

PROJETO: Avaliação da influência de fatores ambientais, físicos e operacionais no desempenho de Estações de tratamento de água
Descrição: O projeto consiste em desenvolver o índice de desempenho para estações de tratamento do tipo convencional e do tipo filtração direta viabilizando a tomada de decisão dos gestores das concessionárias de água na hierarquizando ações de melhorias/otimização dos sistemas. Pretende-se ainda avaliar a influência da sazonalidade, da eventual sobrecarga hidráulica, do porte, custo e idade da estação no desempenho das estações. Esta análise terá como base ainda as características ambientais da bacia, referente ao ponto de captação de água bruta, por meio do mapeamento do uso e ocupação do solo e a qualidade da água bruta expresso pelo Índice de Qualidade de Água Bruta. Para tal, serão utilizados dados operacionais do efluente de 23 estações operadas pelo mesmo prestador, localizado no estado do Espírito Santo, referentes ao período 2009 a 2018. As análises estatísticas darão subsídio as discussões.
Vigência: 2019 - Atual.

PROJETO: Uso Racional de Água no Ifes-Campus Vitória
Descrição: Desenvolver um plano de ação que promova o uso racional da água no IFES- Campus Vitória, em condições normais de funcionamento e em condições adversas (Caso Covid).
Vigência: 2019 - Atual.


PROJETO: Métodos de Otimização para Planejamento de Facilidades
Descrição: Localizar facilidades como: fábricas, hospitais, pontos de ônibus, estações rádio base de celular, medidores de chuva, sirenes de alerta para emergências, pontos de acesso numa rede em malha sem fio e localização de estações de carregamento de veículo elétrico, torna-se um desafio com número elevado dessas facilidades. Neste sentido, o objetivo desse projeto é especificamente utilizar métodos de otimização para resolver o problema de localização de facilidades com diferencial a problemas relacionados às áreas de Engenharia Elétrica e de Produção com aplicações no mundo real. O trabalho busca otimizar custos de implantação e custos operacionais respeitando restrições físicas, tecnológicas, humanísticas, econômicas, recursos naturais e legislação. Os resultados esperados são a redução dos custos envolvidos com as facilidades em estudo e promoção do desenvolvimento econômico regional. (Projeto PJ00005526 - Ifes).
Vigência: 2020 - Atual.

PROJETO: Avaliação de um Sistema de Realidade Virtual para Treinamento de Emergência na Área de Saúde
Descrição: Na busca pela otimização do processo de aprendizagem de futuros profissionais da área de emergência em saúde, propõe-se nesse projeto a utilização de ferramentas computacionais avançadas para melhorias em relação ao custo, à abrangência do ensino, à economia de recursos e aos treinamentos na área de saúde com o objetivo de salvar vidas humanas. O projeto utilizará um simulador de Realidade Virtual abrangendo técnicas de modelagem 3D, texturização, desenvolvimento de jogos e plataformas conhecidas como game-engines para auxiliar no treinamento de emergência na área de saúde. Certificado de apresentação para a apreciação ética número 30088720.2.0000.5072 e parecer consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa com número 4.397.373.
Vigência: 2020 - Atual.

PROJETO: Desenvolvimento de Métodos Computacionais Aplicados aos Sistemas de Engenharia Elétrica
Descrição: Diversas aplicações em Engenharia Elétrica requer desenvolvimento de técnicas computacionais para construção de algoritmos que permitam tomadas de decisões. Estas decisões podem ser: onde alocar as facilidades ou analisar os processamentos de sinais. Como exemplo de facilidades podemos citar os centros de comutação eletrônica, medidores de chuva, sirenes de alerta para emergências, pontos de acesso numa rede em malha sem fio, localização de estações de carregamento de veículo elétrico, medidores inteligentes, dentre outras. Este projeto de pesquisa irá resolver problemas relacionados à área de Engenharia Elétrica com o intuito de otimizar custos de implantação e custos operacionais respeitando restrições físicas, tecnológicas, humanísticas, econômicas, recursos naturais e legislação. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é utilizar metaheurísticas para resolver o problema para planejamento de redes inteligentes e planejamento de estações de carregamento de veículo elétrico e desenvolver algoritmos para analisar processamento de sinais com uso de placas de desenvolvimento. Os resultados esperados com as construções dos algoritmos são: a redução dos custos envolvidos com as facilidades, uma análise dos sinais adquiridos das placas de desenvolvimento e redução da demanda por energia elétrica. Irá ainda, promover o desenvolvimento econômico regional através da pesquisa. Iremos buscar ampliar maior conhecimento na área de Engenharia Elétrica, inserir discentes e pesquisadores nesta área, desenvolver conhecimentos científicos e articular ensino e extensão na comunidade regional (Projeto PJ00004373 - Ifes).
Vigência:  2018 - Atual.

 


PROJETO: Study of the efficiency of the slag formed in the steel tapping in the desulphurization and wear of refractory
Descrição: 
During the steel tapping process, additions are, among other purposes, to desulfurize the steel. Desulfurization is carried out by the slag formed from the reactions of these additions with the steel. The aim this study is to determine the desulfurization efficiency and the ability to protect the refractory from wear these slags. The slag properties evaluation was conducted using the THERMOCALCE and FACTSGE software.
Vigência: 2022 - Atual.

PROJETO: Núcleo Emergente em Realidade Virtual e Gêmeos Digitais
Vigência:
2022 - Atual.

PROJETO: STUDY OF THE SLAGS PROPERTIES IN STEEL DEPHOSPHORIZATION IN EAF
Descrição: 
The present paper aims to study, using industrial data, the influence of slag properties on EAF dephosphorization process. Different slags compositions were analyzed. The mentioned slag properties and phases were determined by computational thermodynamics using the software FactSage 8.0 and the results of these analyzes was related to the dephosphorization efficiency. The Desulfurization Factor parameter will be used to measure the efficiency of these slags.
Vigência:
2022 - Atual.

PROJETO: Núcleo de Simulação em Tempo Real de Energias Renováveis
Vigência:
2022 - Atual.

PROJETO: Proposta de metodologia para dimensionamento de sistemas híbridos fotovoltaico/térmicos em aplicações residenciais
Descrição: 
Os gastos com energia elétrica estão entre as principais despesas das famílias brasileiras e, dentro desse gasto, o chuveiro elétrico é um dos equipamentos mais representativos em uma unidade consumidora residencial. O sistema híbrido fotovoltaico/térmico (PV/T, do inglês photovoltaic/thermal) é uma versão aprimorada dos sistemas fotovoltaicos, sendo constituído por um trocador de calor acoplado ao módulo fotovoltaico tradicional. Além do aumento da eficiência do módulo fotovoltaico devido à diminuição da temperatura de operação das células fotovoltaicas, o emprego de um sistema PV/T tem como principal vantagem o aproveitamento da energia solar que é dissipada em forma de calor no módulo fotovoltaico aquecendo o fluido de trabalho que circula dentro do trocador de calor para ser utilizado em diversas aplicações de baixa temperatura, como água aquecida para banho. Com o aproveitamento da energia elétrica e térmica, o sistema PV/T atinge maior rendimento global, requerendo menor capacidade instalada e, consequentemente, menor área disponível de instalação para atender as necessidades energéticas da unidade consumidora. Neste projeto propõe-se desenvolver uma metodologia inédita para dimensionamento de um sistema PV/T em função do perfil de consumo de água e energia elétrica da unidade consumidora, definindo características construtivas, de instalação e de seleção de materiais para o trocador de calor com o intuito de maximizar a produção de energia elétrica e calor no sistema, além da especificação e quantidade dos componentes do sistema (módulos, inversores de frequência, boiller, etc) para atender as necessidades energéticas requisitadas. Por fim, serão instalados um sistema fotovoltaico convencional e um sistema PV/T em um mesmo local e com a mesma capacidade instalada com a finalidade validar a metodologia de dimensionamento proposta para o PV/T e comparar seu desempenho frente aos sistemas fotovoltaicos convencionais por meio da eficiência elétrica, térmica e global obtida dos sistemas, além da viabilidade econômica utilizando-se os indicadores valor presente líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Tempo de Retorno (Payback).
Vigência:
2021 - Atual.

 


PROJETO: Laboratório de Eletrônica Embarcada (ELEM)
Descrição: O grande desafio do CPID como um todo é a sustentabilidade financeira, nesse aspecto o ELEM tenta, com o intermédio da SECTIDES, atrair parceiros na iniciativa privada no Brasil e no exterior, e junto às secretarias estaduais. Nosso plano é continuar o desenvolvimento dos 35 projetos já relatados e iniciar novos projetos em parceria com as empresas de base tecnológica do Espírito Santo. Definimos 4 pontos focais: Fotônica, Internet das Coisas, Energias Renováveis e Cidades Inteligentes. Essas são áreas de grande potencial de desenvolvimento econômico no estado do Espírito Santo e tem uma abrangência internacional.
Vigência: 2023 - Atual.

PROJETO: Núcleo de Simulação em Tempo Real de Energias Renováveis
Descrição: O presente projeto visa a criação de um núcleo de pesquisa envolvendo docentes e discentes da UFES - Campus Goiabeiras e do IFES - Campus Vitória em torno do tema de energia renováveis. Dessa forma, as linhas de pesquisa oriundas do tema principal de energia renováveis, como energia solar, energia eólica, veículos elétricos, células combustíveis, conversores estáticos de potência, entre outros, serão tópicos prioritários desenvolvidos pelo núcleo. O projeto contempla o desenvolvimento de um laboratório inédito no ES baseado em equipamentos e tecnologias de simulação em tempo real. Este laboratório irá propiciar o desenvolvimento de modelos dinâmicos em tempo real capazes de estimar, com maior precisão, o desempenho do sistema de geração de energia renováveis em função das características locais do ES. Paralelamente, o projeto também contempla o desenvolvimento de um laboratório experimental de forma a validar os modelos desenvolvidos. De forma a garantir o desenvolvimento paralelo dos dois laboratórios, que irão fazer parte do Núcleo de Simulação em Tempo Real de Energias Renováveis, o laboratório de simulação em tempo real está previsto para ser desenvolvido no Laboratório de Eletrônica de Potência e Acionamento Elétrico - LEPAC/UFES enquanto o laboratório experimental está previsto para ser desenvolvido no Laboratório de Energias do Ifes-Vitória. Este ciclo de trabalho combinado, entre simulação em tempo real e validação experimental, será de suma importância para a criação do novo núcleo de pesquisa envolvendo não só pesquisadores com reputação técnico-científica reconhecida, mas também envolvendo duas importantes Instituições de Ensino ou Pesquisa do Estado do Espírito Santo.
Vigência: 2022 - Atual. 

PROJETO: Núcleo de Estudos Emergentes em Telecomunicações para Redes Elétricas Inteligentes (NET-REI)
Descrição: O Núcleo de Estudos Emergentes em Telecomunicações para Redes Elétricas Inteligentes (NET-REI) tem como objetivo explorar o estado da arte e avançar com propostas de desenvolvimento de tecnologias inteligentes, que possam auxiliar na implantação de Sistemas de Telecomunicações das Redes Elétricas Inteligentes (REI) ou Smart Grids (SGs). As redes de comunicação são comummente constituídas por tecnologias heterogêneas tais como Sistemas Ópticos, Redes sem Fio (wireless), entre outros. Assim sendo, a pesquisa a ser desenvolvida nesta proposta está relacionada com o desenvolvimento de interfaces de comunicação nos sistemas ópticos e sem fio para as SGs. Além disso, para auxiliar na inteligência das SGs, far-se-á uso de Inteligência Artificial com ferramentas tais como algoritmos de otimização e de redes neurais artificiais para minimizar o consumo de energia da rede de telecomunição, FAPES - Projeto - 2 de 14 sem a perda de confiabilidade. Protótipos envolvendo as tecnologias de comunicação óptica e wireless serão desenvolvidos e aprimorados com o objetivo de antender as redes inteligentes SGs.
Vigência: 2022 - Atual.

PROJETO: Avaliação dos impactos do desenvolvimento de um sistema de informação interativo em ATER , nas políticas públicas de desenvolvimento rural do estado do Espírito Santo
Descrição: o objetivo geral do presente projeto é avaliar os impactos do desenvolvimento de um sistema de informação interativo, direcionado ao levantamento de demandas, atendimento de requisições, comunicação e implementação de políticas públicas e projetos, voltado para os empreendimentos rurais e da pesca do estado do Espírito Santo. A ferramenta proposta neste projeto é ampla, no sentido de ser uma base histórica, ser informativa e consultiva, além de proporcionar um melhor planejamento e direcionamento das políticas públicas. O estudo será conduzido em um período de dois anos, entre agosto de 2020 e julho de 2022 e abrangerá todo o território do Espírito Santo.
Vigência: 2021 - Atual

PROJETO: Aplicações de Sinais Biológicos em Desenvolvimento de Interfaces Homem-Máquina
Descrição: Este projeto apresenta a criação de uma estrutura de engenharia para desenvolvimento de pesquisas relacionadas a sinais biológicos, reunindo pesquisadores com diferentes competências nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia Biomédica, Processamento de Sinais e Imagens, e Design Gráfico. Este projeto terá os desafios de (i) estudar características de sinais biológicos que levem à melhoria de interfaces homem-máquina; (ii) criar uma base de conhecimento na elaboração de próteses; e, (iii) integrar o ambiente de realidade virtual ao processamento de sinais biológicos.
Vigência: 2020 - Atual.

PROJETO: Mobilidade Elétrica no Espírito Santo
Descrição: Pretende-se com este projeto efetuar coleta de dados e disponibilizá-los a partir de APIs, permitindo o desenvolvimento de aplicativos e o surgimento de novos negócios relacionados à mobilidade elétrica. O problema de alocação de pontos de abastecimento, seus modos de operação e estratégias de carregamento inteligente, bem como a caracterização dinâmica veicular elétrica a fim de subsidiar empreendedores das áreas de manutenção veicular, postos de abastecimento, reciclagem de baterias e outros insumos, também são focos deste trabalho. Neste contexto, políticas e apoios dos governos são fundamentais para minimizar problemas advindos de cenários de crescimento desordenado do transporte público, apoiar a convergência das tecnologias (veículos elétricos e compartilhados) e fomentar o surgimento recursos humanos com expertise nesta área de conhecimento.
Vigência: 2020 - Atual.

PROJETO: MBR - Inteligencia Artificial
Descrição: Desenvolvimento e aprimoramento de sistema de inteligência artificial para analisar documentos e problemas sociais ou jurídicos, elaborar respostas, documentos, defesas e recursos de multas e infrações, de forma que o sistema gerado possa ser usado em diversas aplicações e áreas, privadas ou públicas, gerando economia, rapidez e segurança. Dominar a tecnologia de Inteligência Artificial, Machine Learning, Deep Learning, Processamento de Linguagem Natural e partir deste ponto desenvolver aplicações práticas a serem usadas por todos os segmentos da população, empresariais e públicos.
Vigência: 2020 - Atual.

PROJETO: Desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para avaliação, manejo e conservação de água/recursos hídricos
Descrição: O projeto de pesquisa em parceria com a empresa Acqua Consulting Santos/SP pretende gerar resultados em termos de formação de recursos humanos e de produtos (serviços, artefatos de engenharia de softwares, relatórios e artigos técnicos, etc.) com algum grau de inovação nas áreas de Sensores, Multimídia e Web, voltados para viabilizar o controle automático no manejo e conservação da água e recursos hídricos aplicados a diversas áreas tais como: avaliação de despejo de poluentes, análise dos impactos sobre biomas pluviais e marinhos. Além disso, tem como objetivo o desenvolvimento sustentável e aumento de produtividade de empresas envolvidas na criação de peixes e mariscos em cativeiro. Para tanto, propões soluções para detectar e controlar os principais parâmetros de qualidade da água de tanques.O projeto pretende gerar protótipos funcionais capazes de colher amostras de água, realizar análise de propriedades como: turbidez, PH, temperatura, nível de oxigenação, condutividade, entre outras, além de atuar automaticamente no controle destas propriedades, permitindo ao técnico realizar tais ações remotamente. O controle do ambiente de tanques busca promover o aumento de produtividade e qualidade do pescado, bem como diminuir o custo de manutenção dos tanques de maneira eficiente e sustentável.
Vigência:
2019 - Atual.

PROJETO: Núcleo de Estudos em Tecnologias Emergentes para 5G (NEsT-5G)
Descrição: Este projeto tem como principal objetivo a consolidação do Núcleo de Estudos em Tecnologias Emergentes para 5G, o NEsT-5G, explorar o estado da arte e avançar com propostas de desenvolvimento de tecnologias que, de forma integrada e inteligente, possam auxiliar na implantação da tão aguardada rede 5G. Para tanto, pesquisas em técnicas relacionadas à interface aérea como as envolvidas em tecnologias de sistemas com múltiplas antenas transmissoras e receptoras MIMO serão investigadas e melhoras para atender os requisitos por banda larga (eMBB), comunicação massiva entre máquinas (mMTC) e comunicação com baixa latência e alta confiabilidade (URLLC) demandos na 5G. Além disso, para auxiliar na designação da inteligência requerida por tais requisitos, artifícios oriundos da inteligência artificiais, tais como redes neurais, serão profundamente estudados e propostos para lidar com as distorções lineares e não-lineares que impostas pelos meios de comunicação extremamente nocivos existentes me canais MIMO. Tratando-se deste paradigma denominado 5G, tecnologias que envolvem front, midle e backhaul ópticos não poderiam ficar de fora das pesquisas a serem levado a cabo. Algoritmos de alocação de recursos serão desenvolvidos e testados experimentalmente, visando atender os requerimentos de CAPEX que também norteiam a referida implantação. Protótipos de tecnologias óptico-wireless serão desenvolvidos e aprimorados para a integração com a interface aérea e com os segmentos ópticos a serem dotados de artifícios de split funcional, uma abordagem nova que caminha na direção de atendimento de URLLC.
Vigência: 2019 - Atual.

PROJETO: Núcleo de Desenvolvimento de Produtos e Serviços para Plataforma Cidades Inteligentes
Descrição: O projeto de pesquisa em parceria com o Prodest pretende gerar resultados em termos de formação de recursos humanos e de produtos (serviços, artefatos de engenharia de softwares, relatórios e artigos técnicos, etc.) com algum grau de inovação nas áreas de Sensores, Multimídia e Web. Ainda nesse contexto, três subprojetos estão sendo propostos: (1) Incrementar e atualizar produtos e serviços para a plataforma Cidades Inteligentes desenvolvida em parceria com a PRODEST utilizando e ampliando o barramento de serviços existente. (2) Desenvolvimento de infraestrutura de auxílio à gestão pública. (3) Ampliar o arcabouço de serviços de apoio à experiência do usuário com aplicações para smartphones.
Vigência: 2018 - Atual.


PROJETO: Núcleo Emergente em Realidade Virtual e Gêmeos Digitais
Descrição: Este Projeto de Pesquisa beneficiado com financiamento da FAPES TO 1039/2022 propõe a criação do Núcleo de Realidade Virtual e Gêmeos Digitais reunindo pesquisadores e instituições com diferentes competências nas áreas de Engenharia Elétrica, Informática, Inteligência Artificial, Computação Gráfica e Design de Produtos. O Núcleobuscará com o trabalho compartilhado propor uma plataforma modularizada para permitir o avanço no desenvolvimento de simuladores virtuais integrados a sistemas físicos, com foco na capacitação profissional e no suporte aos profissionais do setor industrial. O domínio dessa tecnologia é fundamental para que instituições de ensino e pesquisa do Espírito Santo possam assumir o protagonismo neste tema, avaliando os seus benefícios, preparando os profissionais do setor e criando soluções nacionais.
Vigência: 2022 - Atual.

PROJETO: Mobilidade Elétrica no Espírito Santo
Descrição: Pretende-se com este projeto efetuar coleta de dados e disponibilizá-los a partir de APIs, permitindo o desenvolvimento de aplicativos e o surgimento de novos negócios relacionados à mobilidade elétrica. O problema de alocação de pontos de abastecimento, seus modos de operação e estratégias de carregamento inteligente, bem como a caracterização dinâmica veicular elétrica a fim de subsidiar empreendedores das áreas de manutenção veicular, postos de abastecimento, reciclagem de baterias e outros insumos, também são focos deste trabalho. Neste contexto, políticas e apoios dos governos são fundamentais para minimizar problemas advindos de cenários de crescimento desordenado do transporte público, apoiar a convergência das tecnologias (veículos elétricos e compartilhados) e fomentar o surgimento recursos humanos com expertise nesta área de conhecimento.
Vigência: 2020 - Atual.

PROJETO: Redes de Aprendizado Profundo Aplicadas à Detecção de Câncer em Tecidos Humanos e Detecção de Patologias em Sinais de EEG e ECG
Descrição: A Saúde 4.0 (S4) é um novo conceito de atenção à saúde que faz uso extensivo de técnicas de inteligência artificial, redes, computação em nuvem, sensoriamento e internet das coisas. A S4 tem revolucionado o serviço de auxílio ao diagnóstico médico. Os ganhos para a saúde são percebidos tanto na qualidade do atendimento médico, que podem contar com sistemas no auxílio ao diagnóstico, como na melhoria do acesso ao atendimento médico, em que pacientes em zonas remotas podem ser atendidos por profissionais localizados em grandes centros. Neste contexto, neste projeto pretende-se desenvolver e implementar técnicas baseadas em Deep Learning e métodos recentes de processamento de imagens e de sinais para realizar: a) a segmentação de imagens dermatoscópicas para auxiliar especialistas a identificar lesões de pele (como câncer); b) a segmentação de mamografias digitais, no intuito de identificar regiões de calcificação e de câncer; c) detecção de comportamento anômalo e patologias em sinais de ECG (Eletrocardiograma); d) detecção de patologias neurofisiológicas e seu relacionamento com os sinais de EEG (eletroencefalograma).
Vigência: 2019 - Atual.

PROJETO: Núcleo de Desenvolvimento de Produtos e Serviços para Plataforma Cidades Inteligentes
Descrição: O projeto de pesquisa em parceria com o Prodest pretende gerar resultados em termos de formação de recursos humanos e de produtos (serviços, artefatos de engenharia de softwares, relatórios e artigos técnicos, etc.) com algum grau de inovação nas áreas de Sensores, Multimídia e Web. Ainda nesse contexto, três subprojetos estão sendo propostos: (1) Incrementar e atualizar produtos e serviços para a plataforma Cidades Inteligentes desenvolvida em parceria com a PRODEST utilizando e ampliando o barramento de serviços existente. (2) Desenvolvimento de infraestrutura de auxílio à gestão pública. (3) Ampliar o arcabouço de serviços de apoio à experiência do usuário com aplicações para smartphones.
Vigência: 2018 - Atual.

PROJETO: Plano de pesquisa e Capacitação em Operação e Manutenção Logística
Descrição: O ambiente de operação e de manutenção de portos e ferrovias envolve atividades com alto grau de especialização em equipamentos de grande porte atuando em atividades remotas e de risco operacional. A capacitação é uma atividade contínua em toda a carreira do profissional, tanto na admissão quanto em reciclagens e na evolução profissional com a alteração de equipamentos. Este processo é similar ao de pilotos no setor de aviação ou de operadores de plataforma no setor de petróleo. O objetivo deste projeto de pesquisa é formular um conjunto de ferramentas baseadas em realidade virtual para treinamento dos operadores e mantenedores de portos, ferrovias e pátios ferroviários. Espera-se com o trabalho que os operadores se tornem mais habilitados a atuar nas suas atividades, com melhoria dos custos operacionais envolvidos, aumento da produtividade dos ativos e redução de acidentes pessoais e materiais.
Vigência: 2017 - Atual.

PROJETO: ELSA - Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto
Descrição: Investigação clínica multicêntrica em uma população de 15 mil servidores públicos federais, com foco nas doenças cardiovasculares e diabetes. www.elsa.org.br.
Vigência: 2006 - Atual.

 


 

PROJETO: ANÁLISE DO POTENCIAL DE VALORIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO PEQUENO E DO GRANDE GERADOR DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA/ES
Descrição: A Construção Civil é uma indústria potencialmente geradora de resíduos, portanto, fazer o correto gerenciamento desses resíduos é uma tarefa fundamental no processo produtivo desse setor, devido aos impactos ambientais que os mesmos podem acarretar ao meio ambiente, se não geridos da forma correta. Essa pesquisa terá como foco verificar formas de valorização dos RCC gerados pelo pequeno e grande gerador da Região Metropolitana da Grande Vitória/ES. Para obtenção dos dados serão realizadas visitas a empresas do setor da construção civil, canteiros de obras, transportadoras e aterros sanitários. Ao analisar os dados da pesquisa, espera-se encontrar como resultados: as formas de valorização dos RCC gerados pelas empresas estudadas; os potenciais resíduos com maior aptidão ao reaproveitamento e à reciclagem; as possíveis estratégias de reaproveitamento dos RCC dentro e fora do canteiro de obras. Como contribuição pretende-se elaborar materiais didáticos, para o pequeno e grande gerador, que possam contribuir com a valorização dos resíduos.
Vigência: 2022 - Atual.

PROJETO: COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO REFORÇADOS COM FIBRA DE CELULOSE PROVENIENTE DE LODO PRIMÁRIO DA INDÚSTRIA DE CELULOSE
Vigência: 2021 - Atual.

PROJETO: Desenvolvimento de Biocompósitos a partir de PLA reforçados com HA
Vigência: 2019 - Atual.

PROJETO: TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO COM UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS
Descrição: A proposta do presente projeto é desenvolver e avaliar o desempenho de tijolos de solo-cimento com substituição parcial do solo ou do cimento por diferentes tipos de resíduos industrias, tais como, Lama de alto forno, Resíduo de reator Kanbara, pó de balão, resíduos de rochas ornamentais, resídup de FGD ( flue gas dessulfuration), resíduo de lapidação de vidros planos.
Vigência: 2019 - Atual.


PROJETO: MÉTODO DE ANÁLISE DE DESEMPENHO INDIVIDUAL E COLETVO DE EQUIPES DE FUTEBOL VIA PROCESSAMENTO DE IMAGEM, PROCESSAMENTO DE DADOS E REDE NEURAL
Descrição: Identificar quantitativamente através da concatenação de técnica de processamento de imagem, extração de características e redes neurais, padrões de jogo individual e coletivo de equipes de futebol. O objetivo é propor uma ferramenta que forneça uma análise quantitativa e mais objetiva de uma partida por qualquer pessoa que esteja dentro desse contexto (técnicos, jogadores e comentaristas etc).
Vigência: 2022 - Atual.

PROJETO: Detecção de anomalias em revestimento de concreto de dutos rígidos submarinos utilizando visão computacional
Descrição: O objetivo é empregar técnicas de visão computacional e aprendizado de máquinas para propor uma ferramenta computacional que consegue identificar nas imagens dos dutos rígidos submarinos a ocorrência de eventos e anomalias. A ferramenta será utilizada para aumentar a agilidade e auxiliar o operador da inspeção a identificar e prevenir vazamentos e seus impactos.
Vigência: 2021 - Atual.

registrado em:
Fim do conteúdo da página