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Projetos de Extensão

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 08h45 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 11h06

Índice de Artigos

Aqui estão descritas as ações de Extensão (Programa – Projeto – Curso – Evento – Produto – Prestação de Serviço) desenvolvidas pelos professores do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Sustentáveis (PPGTECS).

Consultando o Currículo Lattes de cada  professor,  ou o Sistema de Registro e Emissão de Certificados (https://src.ifes.edu.br/) no link ‘Acesse a Área Pública’, é possível conhecer as Ações de Extensão cadastradas no Ifes.


 

PROJETO: NOÇÕES DE ECONOMIA CIRCULAR: COLETA SELETIVA E COMPOSTAGEM COMO AÇÕES SUSTENTÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Descrição: Projeto realizado durante o semestre de 2023/2 com o objetivo de realizar tres oficinas em escolas de ensino fundamental e médio, com a participação de estudantes de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental e de mestrado profissional em Tecnologias Sustentáveis. O foco do trabalho foi a economia circular e destinação sustentável de resíduos sólidos orgânicos pela técnica da compostagem. O projeto oportunizou a interação dos professores e alunos dos cursos envolvidos com a comunidade, compartilhando informações e vivências com a comunidade.
Vigência: 2022 - 2022.

PROJETO: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como ferramenta de educação ambiental em uma instituição pública de ensino
Descrição: Em 2015, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Esse novo marco global para redirecionar a humanidade para um caminho sustentável foi desenvolvido na esteira da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no Rio de Janeiro, Brasil, em 2012. O processo envolveu Estados-membros da ONU, pesquisas nacionais que mobilizaram pessoas de todo o mundo (UN, 2015). No centro da Agenda 2030 estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS universais, transformadores e inclusivos descrevem os principais desafios de desenvolvimento para a humanidade. Nesse contexto, o projeto de extensão aqui apresentado visa colaborar com a divulgação e prática desses objetivos, que abrangem desafios globais que são fundamentais para a sobrevivência da humanidade, além de estabelecem limites ambientais e definirem restrições cruciais para a utilização dos recursos naturais. Inclui-se ainda o desenvolvimento de palestras e oficinas de educação ambiental mostrando e compartilhando a experiência do grupo proponente, do campus Vitória. A metodologia proposta inclui pesquisas bibliográfica, experimental e descritiva, com narração e acompanhamento de selecionados ODS e suas metas, além da socialização de conhecimento através de palestras e oficinas ministradas no próprio Instituto e em uma escola da rede estadual, que também faz a sua parte rumo ao desenvolvimento sustentável do país. As ações a serem executadas estão embasadas em 3 oficinas a serem realizadas na escola parceira, contemplando: percepção ambiental e apresentação geral dos ODS (4h), noções sobre ODS de número 4 e suas metas (4h) e noções sobre ODS de número 12 e suas metas (4h). Serão realizadas ainda visita nas dependências do Ifes campus Vitória para participação nos stands da Semana de Meio Ambiente. Ao final, o grupo irá publicar os protocolos e roteiros das atividades realizadas, no intuito de deixar um legado para uso posterior. As ações serão ministradas por docentes e estudantes de pós-graduação, sempre com foco em atividades práticas, lúdicas, repletas de informações que abordem a educação ambiental aplicada aos ODS. Ao final de cada etapa executada será realizada uma avaliação, levantando os aspectos positivos e os que precisam ser revistos para melhor andamento do trabalho. Em suma, o projeto proposto irá contribuir para a disseminação de informações geradas pelo grupo executor em suas pesquisas sobre o tema sustentabilidade e educação ambiental, visando o incentivo direto de práticas sustentáveis no ambiente institucional e que possam ser replicadas para o ambiente doméstico, contribuindo com o estabelecimento de ações sustentáveis junto a estudantes do Ifes e de escolas públicas.
Vigência: 2019 - 2020.

PROJETO: Resíduos sólidos e compostagem como ferramentas de educação ambiental em uma escola pública estadual
Descrição: A crescente demanda da população por consumo de itens diversos vem aumentando a geração de resíduos de uma forma geral. Seu acúmulo pode impactar o meio ambiente e as pessoas de diversas formas. Nesse contexto, surgem formas de utilização dos resíduos sólidos orgânicos que podem não só colaborar evitando o seu acúmulo, como também gerando produtos de grande utilidade. O projeto de extensão aqui apresentado visa colaborar com a divulgação e prática da compostagem, técnica bastante utilizada, indicada e ambientalmente adequada para a destinação de resíduos orgânicos. Inclui-se ainda o desenvolvimento de palestras e oficinas de educação ambiental mostrando a experiência do campus Vitória e propondo novas formas de reaproveitamento desses resíduos com o objetivo de diminuir o impacto ambiental e a proliferação de doenças ocasionadas pela destinação inadequada do mesmo. A metodologia proposta inclui pesquisas bibliográfica, experimental e descritiva, com narração e acompanhamento de todas as etapas de um processo de compostagem, além da socialização de conhecimento através de palestras e oficinas ministradas no próprio Instituto e em uma escola da rede municipal, que também gera resíduos orgânicos oriundos da merenda escolar e outras atividades. As ações a serem executadas estão embasadas em 3 oficinas a serem realizadas na escola parceira, contemplando: noções teóricas e práticas sobre resíduos sólidos (4h), doenças relacionadas à disposição inadequada de resíduos (4h) e noções sobre resíduos orgânicos e compostagem (4h). Serão realizadas ainda 3 visitas nas dependências do Ifes Campus Vitória, incluindo: aula prática no Labiotecs sobre implementação do processo de compostagem, aula prática sobre organismos importantes na compostagem a ser realizada no laboratório de biologia e visita aos stands da Semana de Meio Ambiente. As ações serão ministradas por docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, sempre com foco em atividades práticas, lúdicas, repletas de informações que abordem a educação ambiental aplicada à compostagem. Ao final de cada etapa executada será realizada uma avaliação, levantando os aspectos positivos e os que precisam ser revistos para melhor andamento do trabalho. Em suma, o projeto proposto irá contribuir para a disseminação de informações geradas pelo grupo executor em suas pesquisas sobre o tema resíduos orgânicos, compostagem e educação ambiental, visando o incentivo direto de práticas sustentáveis no ambiente institucional e que possam ser replicadas para o ambiente doméstico, contribuindo com o estabelecimento de ações sustentáveis junto a estudantes do Ifes e de escolas públicas.
Vigência: 2018 - 2019.

PROJETO: Tecnologias da Informação e Comunicação e sustentabilidade: uso de aplicativos de compostagem
Descrição: Com a crescente demanda da população mundial por consumo de itens diversos vem também aumentando a produção de resíduos de uma forma geral. O acúmulo destes resíduos pode impactar o meio ambiente e as pessoas de diversas formas. No entanto, há formas de utilização dos resíduos sólidos orgânicos que podem não só colaborar evitando o seu acúmulo, como também gerando produtos de grande utilidade. O projeto de extensão aqui apresentado visa colaborar com a divulgação e prática da compostagem, técnica bastante utilizada, indicada e ambientalmente adequada para a destinação de resíduos sólidos orgânicos. Neste projeto inclui-se ainda o uso de tecnologia da informação e comunicação na forma dos aplicativos para smartphones com informações sobre a técnica. As ações propostas a serem executadas estão embasadas em quatro oficinas a serem realizadas com voluntários de diferentes níveis de escolaridade, sendo: noções teóricas e práticas básicas sobre compostagem (4h), uso de aplicativos de smartphones de livre acesso sobre compostagem (4h), uso de aplicativo sobre compostagem desenvolvido por membros da equipe proponente (4h), noções sobre qualidade, características, legislação e formas de aplicação do composto orgânico no cultivo de plantas (4h). As ações serão realizadas nas dependências do Campus Vitória do Ifes e será ministrada por docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, sempre com foco em atividades práticas, lúdicas, repletas de informações que venham unir a tecnologia presentes nos aparelhos de celular e seus recursos com a biotecnologia da compostagem. Ao final de cada etapa executada será realizada uma avaliação do momento, levantando os pontos positivos e aqueles que precisam ser revistos para um melhor andamento da atividade. Em suma, o projeto proposto irá contribuir para a disseminação de informações geradas pelo grupo executor em suas pesquisas sobre o tema resíduos orgânicos, compostagem e tecnologia da informação, visando o incentivo direto de práticas sustentáveis no ambiente institucional e que possam ser replicadas para o ambiente doméstico. Assim, a execução desta proposta virá contribuir com o estabelecimento de ações sustentáveis junto a estudantes do Ifes, de escolas públicas e ainda de representantes de associações comunitárias localizadas no entorno do campus.
Vigência: 2017 - 2018.

PROJETO: 'Laboratório Natural': Qualidade da água do rio Reis Magos
Descrição: O desafio da interdisciplinaridade exige novas maneiras de pensar os currículos de instituições de ensino. Neste sentido, este projeto visa a possibilidade de integrar teoria e prática, numa abordagem interdisciplinar utilizando as diversas possibilidades existentes no laboratório natural do Rio Reis Magos. Assim, está sendo proposta uma atividade integrada de ensino em análises ambientas, onde se utiliza a caracterização integrada da qualidade da água no Rio Reis Magos com foco nos seguintes aspectos: caracterização físico-química, microbiológica, mutagênica e pontos de introdução de efluentes não tratados (esgoto) no Rio Reis Magos. Para a coleta de água serão estabelecidos 05 pontos de monitoramento ao longo do Rio (georreferenciados). A coleta será realizada pelos alunos da escola parceira (EEEFM Antônio José Peixoto Miguel), orientados pelo professor tutor e professores/monitores da instituição proponente (Ifes). O material coletado deverá ser levado para os laboratórios de química e microbiologia do Ifes. As análises serão conduzidas pelos alunos do curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (monitores) juntamente com os alunos bolsistas de Iniciação Científica Júnior sob supervisão dos professores da instituição executora. Além da análise da qualidade da água, serão levantados locais onde ocorre a introdução de efluentes não tratados (esgoto) no Rio Reis Magos. Para isto, as margens do rio serão percorridas, de barco, por toda a equipe do projeto e os pontos serão georreferenciados e mapeados. Posteriormente deverá ser realizada uma análise integrada onde serão cruzadas as informações referentes a qualidade da água e presença de esgoto. Os dados serão apresentados em um seminário na escola parceira com presença da equipe executora, comunidade escolar, CESAN, Prefeituras Municipais da Serra e Fundão e Comitê da Bacia (Litoral Centro Norte).
Vigência: 2016 - 2019.

PROJETO: Práticas Sustentáveis em Ambientes Institucionais
Descrição: Desenvolvimento de atividades junto à comunidade que possam estimular e divulgar práticas sustentáveis.
Vigência: 2016 - 2016.

PROJETO: Oficina de Compostagem
Descrição: Atividade de extensão com envolvimento de docentes, técnicos administrativos e alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental junto a estudantes do 5° ano de Escola Municipal de Ensino Fundamental. Objetivou o compartilhamento de informações sobre os processos de compostagem e vermicompostagem, bem como a operação de composteiras.
Vigência: 2015 - 2015.

PROJETO: Oficinas de Biologia com alunos que apresentam indícios de altas habilidades/superdotação: Conhecer para preservar
Descrição: Contribuir com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como forma de ampliar e aprofundar os conhecimentos na área de Biologia dos alunos do Ensino Médio das escolas E.E.E.F.M. "Catharina Chequer" e E.E.E.F.M. "Professora Maura Abaurre". Objetivos Específicos: - Avaliar os estudantes selecionados através indicação do professor regente de classe, com a finalidade de identificação e orientação ao aluno com AH/S. - Fazer com que os alunos compreendam sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente. - Apresentar noções básicas de grupos de microrganismos - Apresentar noções básicas sobre microscopia. - Discutir e popularizar práticas sustentáveis relacionadas à Engenharia Ambiental como compostagem e coleta seletiva de resíduos sólidos, chuva ácida e outros temas.
Vigência: 2015 - 2015.

PROJETO: Grupo de Estudos em Microscopia
Descrição: Projeto de extensão que objetiva abrir espaço para a popularização, discussão e aprendizado das técnicas microscópicas, visando a integração entre comunidade científica e demais interessados no tema.
Vigência: 2011 - 2013.

 



Projeto Baja Vitória - Capixabaja
Descrição: Desenvolvimento de um carro off-road para o Programa Estudantil da SAE Brasil.
Vigência: 2017 - 2020.

Projeto Sama Baja
Descrição: Projeto para desenvolvimento de um veículo offroad, de acordo com as normas da SAE.
Vigência: 2012 - 2014.



PROJETO: Capacitação técnica na gestão de recursos hídricos para a bacia hidrográfica do rio Doce
Descrição: Agente financiador: CNPq (Processo nº 2008-2). Edital MCT/CNPq/CT-Hidro/ANA Nº. 48/2008. Valor financiado: R$ 173.691,28. A proposta tem como meta principal promover a capacitação técnica na gestão de recursos hídricos, voltados para profissionais técnicos de comitês de bacia, órgãos municipais, estaduais e organizações da sociedade atuantes na bacia do rio Doce, além dos organismos gestores de recursos hídricos na bacia. O objetivo deste projeto é de realizar cursos presenciais de curta duração de nível técnico objetivando a capacitação e a difusão de conhecimentos e práticas em recursos hídricos, voltados para membros de comitês de bacias, organizações da sociedade atuantes, funcionários de prefeituras municipais e órgãos gestores estaduais, que atuam na gestão dos recursos hídricos, para estimular a formação de equipes multidisciplinares, para atuarem de forma mais consciente na gestão das águas. Os cursos serão realizados nas cidades de: Colatina, Linhares, Aimorés, Ouro Preto, Ipatinga e Governador Valadares. O curso será dividido em 3 módulos, cada qual com carga horária de 30 horas. Do total de 90 horas, serão destinadas 45 horas para aulas teóricas e 45 horas para aulas práticas. As aulas teóricas serão aulas expositivas e presenciais, realizadas com auxílio de recursos multimídia e as aulas práticas serão realizadas em campo, sala de aula ou laboratório, dependendo do tema abordado. As instituições parceiras deste projeto serão a Universidades Federal do Espírito Santo e a Universidade Federal de Viçosa, contando também com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.
Vigência: 2009 - 2012.



PROJETO: Emancipação social a partir da soberania alimentar
Descrição: No Brasil, a pandemia provocou o agravamento dos indicadores de fome e miséria no país. Neste sentido, este projeto visa construir alternativas para potencializar a autonomia da produção de alimentos saudáveis, bem como possibilitar a reeducação alimentar em comunidade em vulnerabilidade social, como é o caso da comunidade de Jesus de Nazareth em Vitória, ES. Nela, cerca de 22% dos moradores apresentavam parâmetros de insegurança alimentar em dezembro de 2021, com tendências de piora do quadro em 2022 e 2023, segundo dados prospectados. O presente projeto propõe selecionar até 20 famílias da comunidade para, a partir do diagnóstico inicial sobre seus hábitos alimentares e necessidades, encontrar alternativas viáveis para a produção de alimentos saudáveis em pequena escala. Para tanto, o projeto conta com uma rede de pesquisadores de várias áreas do conhecimento a saber: nutrição, agroecologia,sociologia, engenharia e biologia, agrupados em duas instituições (Ifes e Incaper). Além de oficinas de produção comunitária de alimentos em pequena escala, estão previstas ações de reeducação alimentar e educação ambiental (reuso de materiais, compostagem, consumo consciente). Ao final espera-se que, além das famílias parceiras do projeto, as ações coletivas possibilitem o desencadear de processos que venham estabelecer e inspirar as demais famílias da região a colaborar para a soberania alimentar na referida comunidade.
Vigência: 2023 - Atual.

PROJETO: Escritório Modelo da Construção Civil EMC² Tipo
Descrição: O EMC² é estabelecido como um programa de extensão visando auxiliar os professores dos cursos da área de construção civil, especialmente, do Curso Técnico de Edificações e do Curso de Graduação em Engenharia Civil, para atender aos seus alunos possibilitando se tornarem protagonistas das ações a serem desenvolvidas na área social. Porém, pode contar com a colaboração de professores de outros cursos e/ou áreas, servidores técnicos administrativos, estudantes de outros cursos/campi, profissionais do mercado, e/ou membros da sociedade civil. Parar tanto, deverá ser elaborado e aprovado projeto e/ou subprojeto de extensão específico.
Vigência: 2021 - Atual.

PROJETO: Morar Melhor
Descrição: Este Projeto de Extensão em parceria com a ONG Reconstruir tem como objetivo reconstruir casas na região de Terra Vermelha nos bairros Barramares e Residencial Jabaeté no município de Vila Velha-ES. Os professores e alunos do Ifes campus Vitória irão desenvolver projetos para melhoria de quesitos como conforto ambiental, lumínico, salubridade e acessibilidade. Caso seja verificada a necessidade de Projetos estrutural/fundações, será avaliada a possibilidade da execução desses projetos. Serão elaborados orçamentos para execução das obras e acompanhamento delas.
Vigência: 2021 - Atual.



PROJETO: Reestruturação do Núcleo de Inovação Tecnológica do Ifes (NIT-Ifes)
Descrição: A operacionalização do NIT reestruturado requer infraestrutura, pessoal e gestão, além da possibilidade de contratação de serviços de terceiros. A disseminação da cultura da Gestão da Inovação junto à comunidade do Ifes e ao seu ambiente de atuação regional, especialmente as empresas, vai utilizar de folhetos de divulgação, de palestras e de cursos de extensão que propiciem o entendimento da importância da propriedade intelectual e dos serviços tecnológicos, com ênfase nas tecnologias industriais básicas. Soma-se o apoio técnico e organizacional a empreendedores e inventores independentes bem como o mapeamento de novas tecnologias junto aos grupos de pesquisa do Ifes, com a perspectiva da sua descrição suficiente para a análise de seu potencial de mercado e viabilidade para a produção industrial. Ainda nessa direção, destaca-se o apoio aos grupos de pesquisa do Ifes com as ferramentas da gestão da inovação voltadas à orientação relativa a proteção de criações (depósitos, patentes, registros e proteção sui generis). Para a negociação e comercialização dessas tecnologias, sua valoração econômica e, muitas vezes, a criação de empresas start up e também a prototipagem são necessárias. Por isso, o NIT do Ifes será integrado a sua Incubadora, já bem estruturada e com demandas para os serviços de depósito de patentes, de marcas, de registro de programas de computador, etc. dos seus empreendimentos apoiados. Com a reestruturação proposta, o NIT será transformado em Agência de Inovação do Ifes (Agifes), conforme a proposta de Regimento Geral da instituição. O escritório central da Agifes ficará instalado junto à Reitoria, na Pró-Reitoria de Extensão e Produção, desempenhando as funções de capacitação e de escritório de transferência de tecnologia. Dessa forma, vai centralizar as atividades de valoração econômica, divulgação, negociação e comercialização de tecnologias protegidas. Este projeto está focado neste ente central da Agifes.
Vigência: 2011 - 2013.



PROJETO: IFES Portas Abertas - Cariacica
Vigência: 2019 - 2019.

 



PROJETO: Tecnologias da Informação e Comunicação e sustentabilidade: uso de aplicativos de compostagem
Descrição: Com a crescente demanda da população mundial por consumo de itens diversos vem também aumentando a produção de resíduos de uma forma geral. O acúmulo destes resíduos pode impactar o meio ambiente e as pessoas de diversas formas. No entanto, há formas de utilização dos resíduos sólidos orgânicos que podem não só colaborar evitando o seu acúmulo, como também gerando produtos de grande utilidade. O projeto de extensão aqui apresentado visa colaborar com a divulgação e prática da compostagem, técnica bastante utilizada, indicada e ambientalmente adequada para a destinação de resíduos sólidos orgânicos. Neste projeto inclui-se ainda o uso de tecnologia da informação e comunicação na forma dos aplicativos para smartphones com informações sobre a técnica. As ações propostas a serem executadas estão embasadas em quatro oficinas a serem realizadas com voluntários de diferentes níveis de escolaridade, sendo: noções teóricas e práticas básicas sobre compostagem (4h), uso de aplicativos de smartphones de livre acesso sobre compostagem (4h), uso de aplicativo sobre compostagem desenvolvido por membros da equipe proponente (4h), noções sobre qualidade, características, legislação e formas de aplicação do composto orgânico no cultivo de plantas (4h). As ações serão realizadas nas dependências do Campus Vitória do Ifes e será ministrada por docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, sempre com foco em atividades práticas, lúdicas, repletas de informações que venham unir a tecnologia presentes nos aparelhos de celular e seus recursos com a biotecnologia da compostagem. Ao final de cada etapa executada será realizada uma avaliação do momento, levantando os pontos positivos e aqueles que precisam ser revistos para um melhor andamento da atividade. Em suma, o projeto proposto irá contribuir para a disseminação de informações geradas pelo grupo executor em suas pesquisas sobre o tema resíduos orgânicos, compostagem e tecnologia da informação, visando o incentivo direto de práticas sustentáveis no ambiente institucional e que possam ser replicadas para o ambiente doméstico. Assim, a execução desta proposta virá contribuir com o estabelecimento de ações sustentáveis junto a estudantes do Ifes, de escolas públicas e ainda de representantes de associações comunitárias localizadas no entorno do campus.
Vigência: 2017 - 2018.

PROJETO: Práticas Sustentáveis em Ambientes Institucionais.
Descrição: O projeto visa promover práticas sustentáveis no manejo de resíduos sólidos em ambientes institucionais de ensino e pesquisa do município de Vitória (ES). O Laboratório de Biotecnologia e Sustentabilidade (LABIOTECS) é a base das ações que estão focadas na valorização de resíduos por meio da coleta seletiva e da prática compostagem. Alunos das escolas envolvidas no projeto, são convidados a participar de oficinas sobre compostagem no Ifes, onde terão oportunidade de discutir sobre o tema, visitar e operar as composteiras e realizar observações microscópicas de lâminas enterradas em composteiras. Os escolares também iparticipam da avaliação de protótipo de equipamento para acondicionamento de recicláveis em ambientes institucionais. Como resultado, procura-se efetivar a integração do instituto com a escolas do município, no sentido de compartilhamento de experiências, realizando ações de extensão e sustentabilidade.
Vigência: 2016 - 2016.

PROJETO: Semana de Meio Ambiente 2015
Descrição: Mostra de trabalhos técnicos e científicos e culturais e realização de oficinas com a comunidade discente e docente para construção do documento: "BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS NO IFES-CAMPUS VITÓRIA".
Vigência: 2015 - 2015.

PROJETO: Oficina de Compostagem
Descrição: Realização de oficinas teóricas e práticas sobre compostagem junto aos professores e estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal promovendo a conscientização da comunidade escolar participante.
Vigência: 2015 - 2015.

 


 


PROJETO: Meio Ambiente on-line: capacitando gestores de Comitês de Bacia Hidrográficas
Descrição: As instituições públicas de ensino possuem papel importante na sociedade que vão além da formação discente. Ações de extensão que integram a academia com a sociedade são pontos fundamentais para a difusão científica além de ser uma oportunidade de contribuir para o processo de formação discente que pode participar como protagonista no processo. Esse projeto é um desdobramento de uma ação de extensão que iniciou há 2 anos, durante a pandemia de Covid-19. O projeto foi criado para possibilitar o envolvimento dos discentes do curso de graduação em Engenharia Sanitária Ambiental (ESA) do Ifes - campus Vitoria na difusão de conhecimento contribuindo para a construção de uma análise crítica da realidade social por meio de discussões fomentadas por apresentações on-line. Posteriormente essas ações foram ampliadas envolvendo outros cursos do campus e parceiros externos como entidades públicas, privadas e sociedade civil. Nesse contexto, este projeto de extensão objetiva dar um próximo passo ao Meio Ambiente on-line, ampliando as ações, agora focadas na difusão de conhecimentos por meio de capacitação de gestores e lideranças dos comitês de bacias da região metropolitana do estado do Espírito Santo. As ações serão planejadas e implementadas mantendo a característica de atuar com o protagonismo dos discentes do Ifes, com apoio e supervisão de professores orientadores do curso de graduação e Mestrado do Ifes Campus Vitória. Para tanto, as ações de capacitação terão como foco temas relacionados ao saneamento ambiental, já destacados como prioritários nos planos de capacitação dos comitês de bacia da Região Metropolitana.
Vigência: 2023 - Atual.

PROJETO: Meio Ambiente On-line
Descrição: As instituições públicas de ensino possuem um acúmulo importante de experiências técnicas e de pesquisa que podem ser exploradas com a finalidade de comunicação e difusão científica. Considerando que umas das funções das instituições de ensino e pesquisa é auxiliar os alunos e a comunidade local contribuindo para o alcance de uma análise crítica da realidade social, as discussões fomentadas por apresentações, conferências e mesas redondas on-line podem ser importantes no momento atual, em que o contato físico e a concentração de pessoas permanece limitado pelo distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19. O projeto de extensão ora proposto objetiva discutir temas relacionados ao meio ambiente, saúde e sociedade, mediante o uso de tecnologias digitais. As ações serão organizadas pela Coordenadoria de Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA), contando com a colaboração de outros cursos de nível técnico, graduação e pós graduação dos diferentes campi do Ifes. Ressalta-se a participação de entidades externas, como a Associação de Moradores e Amigos do Bairro de Jucutuquara, a Gerência de Educação Ambiental (GEA/Semmam/PMV) e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), como elos importantes na associação do Ifes com a comunidade capixaba. Estas atividades também estão alinhadas com o projeto pedagógico do curso e têm como propósito estimular a prática da educação continuada, proporcionando a atualização para egressos e profissionais das áreas relacionadas ao meio ambiente. Além disso, pretende-se oportunizar o compartilhamento de conhecimentos e vivências sobre a produção técnico-científica de alunos e professores envolvidos, levando a uma maior visibilidade dos cursos do Ifes.
Vigência: 2020 - Atual.

PROJETO: Avaliação dos resultados da qualidade da água para consumo humano e do corpo hídrico do Município de Colatina, Espírito Santo
Descrição: Avaliar resultados e iniciativas implementadas pelas empresas responsáveis e outras entidades sobre a qualidade da água bruta e sedimentos do Rio Doce, sobre o sistema de abastecimento de água e qualidade da água tratada fornecida para a população no espaço geográfico do município de Colatina. As coletas de informações serão relativas ao período de 2010 a 2018, para caracterização das condições do manancial, do tratamento de água e de saúde da população de Colatina, visitas in loco e análise de contraprova, caso necessário. Ao final do Projeto espera-se realizar uma análise crítica e uma avaliação integrada dos dados ambientais e de saúde e promover o empoderamento da comunidade por meio de ações de Educação Ambiental..
Vigência: 2018 - 2021.

PROJETO: Desenvolvimento sustentável: construindo cenários municipais com indicadores
Descrição: Este projeto de extensão está sendo proposto pela participação dos integrantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Ifes Campus Vitória no projeto maior: Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), cujo objetivo é a avaliação de impactos na qualidade de vida da cidade e de seus moradores, quanto as dimensões: ambiental e mudanças climáticas, urbana e fiscal e governabilidade. Este projeto é uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Caixa Econômica Federal e será desenvolvido pelo Instituto Pólis e a Baobá Práticas Sustentáveis. A cidade de Vitória foi uma das selecionadas para integrar esta ação e hoje já conta com um diagnóstico e plano de ação desenvolvido com o apoio do Instituto Pólis. Neste momento a Baobá Práticas Sustentáveis inicia a rede de monitoramento cidadão, cujo Ifes é parte integrante, realizando uma análise crítica dos indicadores já propostos e o monitoramento dos mesmos para que posteriormente possam subsidiar decisões gerenciais e atualização do plano de ação inicialmente proposto. Neste sentido este projeto de extensão se desenvolverá dando suporte na análise dos indicadores, bem como no monitoramento, estimulando a produção acadêmica local, por meio de debates, pesquisas e participação em seminários que ocorrerão na prefeitura e centros comunitários com ênfase nas três dimensões propostas.
Vigência: 2017 - Atual.

PROJETO: Águas para o bem / Aproveitamento de água de chuva
Descrição: Professores e alunos do Ifes, campus Vitória, em parceria com a Associação Ateliê de Idéias, parceiros, Ufes e o Grupo Nação (organização da comunidade do bairro Jaburu), realizam Projeto de Extensão de Aproveitamento de água de chuva no Parque do Bem. O Parque é uma conquista dos moradores, que transformaram um antigo local de depósito de lixo em um refúgio de encontros recreativos e jardim público. Nesta época de escassez de água, a rega das plantas teve que ser suspensa e o local perde um pouco a atratividade. Daí a necessidade de buscar uma alternativa para a manutenção do jardim com captação e uso da água de chuva. O Ifes realizará orientação técnica na implantação do sistema e promoverá a integração entre a comunidade acadêmica e a local.
Vigência: 2016 - Atual.

 

 


 


PROJETO: Ciclos de Palestras: Aplicações da Engenharia Elétrica no Mercado de Trabalho
Descrição: Permitir aos estudantes de Cursos de Graduação da Grande Vitória ter uma visão das aplicações da área de Engenharia Elétrica no mercado de trabalho, tanto na indústria como em setores de serviços.
Vigência: 2015 - 2015.

PROJETO: Curso de LabWindows/CVI Aplicado no Controle de um Robô.
Descrição: Este curso permite desenvolver e aplicar ferramentas computacionais através da linguagem de orientação a eventos com aplicação a um robô.
Vigência: 2014 - 2015.

PROJETO: Curso de Extensão AutoCad
Descrição: Utilizar ambiente computacional para desenvolver projetos assistidos por computador com aplicações as instalações elétricas. Período: 10/06/2014 a 23/09/2014..
Vigência: 2014 - 2014.

PROJETO: Curso de Desenho Assistido por Computador
Descrição: Este projeto permite desenvolver desenhos assistidos por computador com aplicações aos projetos de instalações elétricas. Período: novembro de 2013 a abril de 2014.
Vigência: 2013 - 2014.



PROJETO: 1ª Feira Estadual de Engenharia Elétrica - F3E
Descrição: O evento proposto pelo Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica do IFES campus Vitória, em parceria com a Coordenadoria do Curso Superior e Engenharia Elétrica, tem sua programação com atividades paralelas: mostra tecnológica com exposições de trabalhos de pesquisas realizados por alunos, palestras e minicursos com temas correlatos à profissão de engenheiro eletricista e visitas técnicas a empresas da área de energia elétrica. A formação do aluno de engenheira elétrica necessita de contextualização e disseminação de informações e conteúdos, o que inclui aplicação de conhecimentos tradicionais com novas tecnologias industriais. Nesse contexto, o evento que tem como tema a atuação do engenheiro eletricista no mundo atual, trazendo à discussão temas atuais, principalmente a disponibilidade e uso de energia elétrica na sociedade atual.
Vigência: 2015 - 2015.

PROJETO: Curso de Fundamentos de Incerteza de Medição em Experimentos de Engenharia.
Descrição: Objetivo Geral • Planejar experimentos e avaliar dados experimentais considerando suas incertezas associadas. Objetivos Específicos • Caracterizar sistemas de medição; • Expressar resultados de medição em conformidade ao sistema internacional; • Identificar fontes de erros e de incerteza de medição; • Calcular incertezas de medição; • Planejar experimentos básicos.
Vigência: 2014 - 2015.



PROJETO: Aplicação de Tecnologias Sustentáveis para Avaliação, Manejo e Conservação de Água / Recursos Hídricos
Descrição: O projeto de extensão pretende gerar resultados em termos de formação de recursos humanos e de produtos (serviços, artefatos de engenharia de softwares, relatórios e artigos técnicos, etc.) com algum grau de inovação nas áreas de Sensores, Multimídia e Web, voltados para viabilizar o controle automático no manejo e conservação da água / recursos hídricos aplicados a diversas áreas tais como: avaliação de despejo de poluentes, análise dos impactos sobre biomas pluviais e marinhos. Além disso, tem como objetivo o desenvolvimento sustentável e aumento de produtividade de empresas envolvidas tanto na avaliação da qualidade de mananciais aquáticos como do envolvidos na criação de peixes e mariscos em cativeiro. Para tanto, propõe-se soluções para detectar e controlar os principais parâmetros de qualidade da água de tanques, tais como: PH, temperatura, turbidez, nível de oxigênio e etc.
Vigência: 2019 - 2021.

PROJETO: FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS E ENGENHARIAS DE TELECOMUNICAÇÕES E COMPUTAÇÃO
Vigência: 2016 - 2018.



PROJETO: Contrato de Licenciamento da Plataforma de Telessaúde SALUS
Descrição: Transferência Tecnológica registrada no INPI através de Certificado de Averbação 702019000636/01 gerado em 10/03/2020 Licenciamento do programa de computador desenvolvido e registrado pelo Ifes com o nome de Plataforma de Teleconsultoria SALUS, doravante denominada Plataforma SALUS, para a PROPONENTE, sem contrapartida financeira. O licenciamento viabiliza a execução de serviços de Teleconsultoria sob responsabilidade do IMIP, atendendo os profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).
Vigência: 2019 - 2021.

PROJETO: Oficinas de Educação 4.0
Descrição: Resultado de parceria entre a SETEC/MEC e o Ifes, o objetivo do presente projeto é o de oferecer aos alunosda Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica atividades que insiram o aluno na nova era da 4a Revolução Industrial e estimulem o seu perfil empreendedor, favorecendo o protagonismo juvenil e contribuindo com o desenvolvimento de sua autonomia profissional. Tais iniciativas englobam ações de estímulo (a) ao emprego de tecnologias convergentes e habilitadoras; (b) o aprendizado em equipe baseado em desafios/ projetos de inovação por parte de alunos dos cursos de ensino médio técnico da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica inclusive com estímulo ao empreendedorismo e a inovação, através da conexão dos projetos aos programas de pré-incubação das incubadoras da Rede Federal; (c) à iniciação e formação de alunos de ensino médio técnico em habilidades relacionadas às novas tecnologias digitais aplicáveis ao mundo do trabalho, como Manufatura Aditiva, Aprendizado de Máquina, Visão Computacional, programação de software embarcado, desenvolvimento de sistemas e aplicativos, realidade virtual e realidade aumentada, prototipagem de soluções tecnológicas e robótica; (d) a colaboração com instituições públicas de ensino estadual oferecendo atividades locais de sensibilização com respeito a incorporação das tecnologias convergentes e habilitadoras nas práticas de ensino.
Vigência: 2019 - Atual.

PROJETO: INTERCÂMBIO FRANCO/BRASILEIRO DE FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS E ENGENHARIAS
Descrição: Nº do Projeto BRAFITEC/CAPES n. 226/17: o presente projeto fomenta o intercâmbio de estudantes de graduação do Brasil e da França. Participam desse projeto: no Brasil, a UFC, o Ifes e a UFPE; na França, participam a Télécom SudParis, a Télécom Saint Étienne e Université Nice Sophia Antipolis.
Vigência: 2017 - 2022.

PROJETO: Manutenção do Programa Telessaúde no Espírito Santo
Descrição: Ministério da Saúde TED 22/2017: Trata-se de um convênio entre o Ifes e o Ministério da Saúde com o objetivo de Integrar o Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes, com a manutenção do Núcleo de Telessaúde no estado e 140 pontos de Telessaúde nos municípios, para melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Além disso, o projeto visa: 1. Manter 140 Pontos de Telessaúde vinculados ao Núcleo de Telessaúde Estadual do Espírito Santo; 2. Ofertar serviços de Teleconsultoria de acordo com metas e diretrizes vigentes do DEGES/SGTES/MS; 3. Manter serviços de Tele-educação de acordo com metas e diretrizes vigentes do DEGES/SGTES/MS; 4. Acompanhar e monitorar os indicadores mínimos de avaliação; 5. Publicar os conteúdos e objetos de aprendizagem produzidos no repositório Nacional do Ministério da Saúde; 6. Informar dados e indicadores ao Sistema de Monitoramento e Avaliação de Resultados do Programa Telessaúde Brasil Redes (SMART).
Vigência: 2017 - 2019.

PROJETO: FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS E ENGENHARIAS DE TELECOMUNICAÇÕES E COMPUTAÇÃO
Descrição: Projeto Brafitec n. 145/2013 O projeto visa a mobilidade de estudantes do Brasil e da França da área de Engenharia de Elétrica/Telecomunicações e Computação e envolve três instituições francesas, Telecom Sud Paris, Telecom Saint Etienne, e École Polytechnique de l'Université de Nice Sophia Antipolis (EP-UNS) e três brasileiras, UFC, Ifes e UFPE.
Vigência: 2015 - 2017.

PROJETO: Expansão do Telessaúde ES
Descrição: (Termo de Cooperação TC 366/2013) Expansão da rede de Telessaúde no Estado do Espírito Santo de forma a atender todos os 78 municípios do estado, todas as unidades de saúde participantes dos programas Mais Médicos e Provab. Desenvolviemento de serviços de telemedicina baseados na web como Teleeducação, Teleconsultoria e Telediagnóstico, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados na atenção primária em saúde, qualificar os encaminhamentos para o especialista e redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes.
Vigência: 2014 - 2018.

PROJETO: Implantação do Telessaúde ES
Descrição: (Termo de Cooperação TC 16/2011) Implantação da rede de Telessaúde no Estado do Espírito Santo, integrando as equipes de saúde da família dos municípios do ES com o centro universitário de referência (UFES, HUCAM), para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária, diminuindo o custo de saúde através da qualificação profissional, redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e por meio do aumento de atividades de prevenção de doenças.
Vigência: 2011 - 2014.

PROJETO: SIMO - Sistema de Monitoramento para Motoristas
Descrição: (Convênio administrativo 020/10 SEBRAE) O objetivo do Projeto SIMO (Sistema de Monitoramento para Motoristas) é elaborar um equipamento de detecção dos vários estágios de consciência de indivíduos - acordado em alerta, acordado, sonolento e dormindo - por meio da análise dos sinais cerebrais, e aplicá-lo no monitoramento de motoristas que dirigem por longas jornadas. O Projeto proposto tem o intuito de aumentar a segurança nas estradas e rodovias, através da criação de um sistema capaz de identificar o nível de fadiga de um condutor. O equipamento proposto avisará a todo instante sua condição física, sugerindo momentos de paradas ou estabelecendo a necessidade de descanso.
Vigência: 2011 - 2013.



PROJETO: PRÉ-INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS
Vigência: 2019 - 2020.

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