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Projetos de Extensão - Doutora Adriana Marcia Nicolau Korres

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 08h45 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 11h06

Índice de Artigos

 

PROJETO: NOÇÕES DE ECONOMIA CIRCULAR: COLETA SELETIVA E COMPOSTAGEM COMO AÇÕES SUSTENTÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Descrição: Projeto realizado durante o semestre de 2023/2 com o objetivo de realizar tres oficinas em escolas de ensino fundamental e médio, com a participação de estudantes de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental e de mestrado profissional em Tecnologias Sustentáveis. O foco do trabalho foi a economia circular e destinação sustentável de resíduos sólidos orgânicos pela técnica da compostagem. O projeto oportunizou a interação dos professores e alunos dos cursos envolvidos com a comunidade, compartilhando informações e vivências com a comunidade.
Vigência: 2022 - 2022.

PROJETO: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como ferramenta de educação ambiental em uma instituição pública de ensino
Descrição: Em 2015, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Esse novo marco global para redirecionar a humanidade para um caminho sustentável foi desenvolvido na esteira da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no Rio de Janeiro, Brasil, em 2012. O processo envolveu Estados-membros da ONU, pesquisas nacionais que mobilizaram pessoas de todo o mundo (UN, 2015). No centro da Agenda 2030 estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS universais, transformadores e inclusivos descrevem os principais desafios de desenvolvimento para a humanidade. Nesse contexto, o projeto de extensão aqui apresentado visa colaborar com a divulgação e prática desses objetivos, que abrangem desafios globais que são fundamentais para a sobrevivência da humanidade, além de estabelecem limites ambientais e definirem restrições cruciais para a utilização dos recursos naturais. Inclui-se ainda o desenvolvimento de palestras e oficinas de educação ambiental mostrando e compartilhando a experiência do grupo proponente, do campus Vitória. A metodologia proposta inclui pesquisas bibliográfica, experimental e descritiva, com narração e acompanhamento de selecionados ODS e suas metas, além da socialização de conhecimento através de palestras e oficinas ministradas no próprio Instituto e em uma escola da rede estadual, que também faz a sua parte rumo ao desenvolvimento sustentável do país. As ações a serem executadas estão embasadas em 3 oficinas a serem realizadas na escola parceira, contemplando: percepção ambiental e apresentação geral dos ODS (4h), noções sobre ODS de número 4 e suas metas (4h) e noções sobre ODS de número 12 e suas metas (4h). Serão realizadas ainda visita nas dependências do Ifes campus Vitória para participação nos stands da Semana de Meio Ambiente. Ao final, o grupo irá publicar os protocolos e roteiros das atividades realizadas, no intuito de deixar um legado para uso posterior. As ações serão ministradas por docentes e estudantes de pós-graduação, sempre com foco em atividades práticas, lúdicas, repletas de informações que abordem a educação ambiental aplicada aos ODS. Ao final de cada etapa executada será realizada uma avaliação, levantando os aspectos positivos e os que precisam ser revistos para melhor andamento do trabalho. Em suma, o projeto proposto irá contribuir para a disseminação de informações geradas pelo grupo executor em suas pesquisas sobre o tema sustentabilidade e educação ambiental, visando o incentivo direto de práticas sustentáveis no ambiente institucional e que possam ser replicadas para o ambiente doméstico, contribuindo com o estabelecimento de ações sustentáveis junto a estudantes do Ifes e de escolas públicas.
Vigência: 2019 - 2020.

PROJETO: Resíduos sólidos e compostagem como ferramentas de educação ambiental em uma escola pública estadual
Descrição: A crescente demanda da população por consumo de itens diversos vem aumentando a geração de resíduos de uma forma geral. Seu acúmulo pode impactar o meio ambiente e as pessoas de diversas formas. Nesse contexto, surgem formas de utilização dos resíduos sólidos orgânicos que podem não só colaborar evitando o seu acúmulo, como também gerando produtos de grande utilidade. O projeto de extensão aqui apresentado visa colaborar com a divulgação e prática da compostagem, técnica bastante utilizada, indicada e ambientalmente adequada para a destinação de resíduos orgânicos. Inclui-se ainda o desenvolvimento de palestras e oficinas de educação ambiental mostrando a experiência do campus Vitória e propondo novas formas de reaproveitamento desses resíduos com o objetivo de diminuir o impacto ambiental e a proliferação de doenças ocasionadas pela destinação inadequada do mesmo. A metodologia proposta inclui pesquisas bibliográfica, experimental e descritiva, com narração e acompanhamento de todas as etapas de um processo de compostagem, além da socialização de conhecimento através de palestras e oficinas ministradas no próprio Instituto e em uma escola da rede municipal, que também gera resíduos orgânicos oriundos da merenda escolar e outras atividades. As ações a serem executadas estão embasadas em 3 oficinas a serem realizadas na escola parceira, contemplando: noções teóricas e práticas sobre resíduos sólidos (4h), doenças relacionadas à disposição inadequada de resíduos (4h) e noções sobre resíduos orgânicos e compostagem (4h). Serão realizadas ainda 3 visitas nas dependências do Ifes Campus Vitória, incluindo: aula prática no Labiotecs sobre implementação do processo de compostagem, aula prática sobre organismos importantes na compostagem a ser realizada no laboratório de biologia e visita aos stands da Semana de Meio Ambiente. As ações serão ministradas por docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, sempre com foco em atividades práticas, lúdicas, repletas de informações que abordem a educação ambiental aplicada à compostagem. Ao final de cada etapa executada será realizada uma avaliação, levantando os aspectos positivos e os que precisam ser revistos para melhor andamento do trabalho. Em suma, o projeto proposto irá contribuir para a disseminação de informações geradas pelo grupo executor em suas pesquisas sobre o tema resíduos orgânicos, compostagem e educação ambiental, visando o incentivo direto de práticas sustentáveis no ambiente institucional e que possam ser replicadas para o ambiente doméstico, contribuindo com o estabelecimento de ações sustentáveis junto a estudantes do Ifes e de escolas públicas.
Vigência: 2018 - 2019.

PROJETO: Tecnologias da Informação e Comunicação e sustentabilidade: uso de aplicativos de compostagem
Descrição: Com a crescente demanda da população mundial por consumo de itens diversos vem também aumentando a produção de resíduos de uma forma geral. O acúmulo destes resíduos pode impactar o meio ambiente e as pessoas de diversas formas. No entanto, há formas de utilização dos resíduos sólidos orgânicos que podem não só colaborar evitando o seu acúmulo, como também gerando produtos de grande utilidade. O projeto de extensão aqui apresentado visa colaborar com a divulgação e prática da compostagem, técnica bastante utilizada, indicada e ambientalmente adequada para a destinação de resíduos sólidos orgânicos. Neste projeto inclui-se ainda o uso de tecnologia da informação e comunicação na forma dos aplicativos para smartphones com informações sobre a técnica. As ações propostas a serem executadas estão embasadas em quatro oficinas a serem realizadas com voluntários de diferentes níveis de escolaridade, sendo: noções teóricas e práticas básicas sobre compostagem (4h), uso de aplicativos de smartphones de livre acesso sobre compostagem (4h), uso de aplicativo sobre compostagem desenvolvido por membros da equipe proponente (4h), noções sobre qualidade, características, legislação e formas de aplicação do composto orgânico no cultivo de plantas (4h). As ações serão realizadas nas dependências do Campus Vitória do Ifes e será ministrada por docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, sempre com foco em atividades práticas, lúdicas, repletas de informações que venham unir a tecnologia presentes nos aparelhos de celular e seus recursos com a biotecnologia da compostagem. Ao final de cada etapa executada será realizada uma avaliação do momento, levantando os pontos positivos e aqueles que precisam ser revistos para um melhor andamento da atividade. Em suma, o projeto proposto irá contribuir para a disseminação de informações geradas pelo grupo executor em suas pesquisas sobre o tema resíduos orgânicos, compostagem e tecnologia da informação, visando o incentivo direto de práticas sustentáveis no ambiente institucional e que possam ser replicadas para o ambiente doméstico. Assim, a execução desta proposta virá contribuir com o estabelecimento de ações sustentáveis junto a estudantes do Ifes, de escolas públicas e ainda de representantes de associações comunitárias localizadas no entorno do campus.
Vigência: 2017 - 2018.

PROJETO: 'Laboratório Natural': Qualidade da água do rio Reis Magos
Descrição: O desafio da interdisciplinaridade exige novas maneiras de pensar os currículos de instituições de ensino. Neste sentido, este projeto visa a possibilidade de integrar teoria e prática, numa abordagem interdisciplinar utilizando as diversas possibilidades existentes no laboratório natural do Rio Reis Magos. Assim, está sendo proposta uma atividade integrada de ensino em análises ambientas, onde se utiliza a caracterização integrada da qualidade da água no Rio Reis Magos com foco nos seguintes aspectos: caracterização físico-química, microbiológica, mutagênica e pontos de introdução de efluentes não tratados (esgoto) no Rio Reis Magos. Para a coleta de água serão estabelecidos 05 pontos de monitoramento ao longo do Rio (georreferenciados). A coleta será realizada pelos alunos da escola parceira (EEEFM Antônio José Peixoto Miguel), orientados pelo professor tutor e professores/monitores da instituição proponente (Ifes). O material coletado deverá ser levado para os laboratórios de química e microbiologia do Ifes. As análises serão conduzidas pelos alunos do curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (monitores) juntamente com os alunos bolsistas de Iniciação Científica Júnior sob supervisão dos professores da instituição executora. Além da análise da qualidade da água, serão levantados locais onde ocorre a introdução de efluentes não tratados (esgoto) no Rio Reis Magos. Para isto, as margens do rio serão percorridas, de barco, por toda a equipe do projeto e os pontos serão georreferenciados e mapeados. Posteriormente deverá ser realizada uma análise integrada onde serão cruzadas as informações referentes a qualidade da água e presença de esgoto. Os dados serão apresentados em um seminário na escola parceira com presença da equipe executora, comunidade escolar, CESAN, Prefeituras Municipais da Serra e Fundão e Comitê da Bacia (Litoral Centro Norte).
Vigência: 2016 - 2019.

PROJETO: Práticas Sustentáveis em Ambientes Institucionais
Descrição: Desenvolvimento de atividades junto à comunidade que possam estimular e divulgar práticas sustentáveis.
Vigência: 2016 - 2016.

PROJETO: Oficina de Compostagem
Descrição: Atividade de extensão com envolvimento de docentes, técnicos administrativos e alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental junto a estudantes do 5° ano de Escola Municipal de Ensino Fundamental. Objetivou o compartilhamento de informações sobre os processos de compostagem e vermicompostagem, bem como a operação de composteiras.
Vigência: 2015 - 2015.

PROJETO: Oficinas de Biologia com alunos que apresentam indícios de altas habilidades/superdotação: Conhecer para preservar
Descrição: Contribuir com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como forma de ampliar e aprofundar os conhecimentos na área de Biologia dos alunos do Ensino Médio das escolas E.E.E.F.M. "Catharina Chequer" e E.E.E.F.M. "Professora Maura Abaurre". Objetivos Específicos: - Avaliar os estudantes selecionados através indicação do professor regente de classe, com a finalidade de identificação e orientação ao aluno com AH/S. - Fazer com que os alunos compreendam sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente. - Apresentar noções básicas de grupos de microrganismos - Apresentar noções básicas sobre microscopia. - Discutir e popularizar práticas sustentáveis relacionadas à Engenharia Ambiental como compostagem e coleta seletiva de resíduos sólidos, chuva ácida e outros temas.
Vigência: 2015 - 2015.

PROJETO: Grupo de Estudos em Microscopia
Descrição: Projeto de extensão que objetiva abrir espaço para a popularização, discussão e aprendizado das técnicas microscópicas, visando a integração entre comunidade científica e demais interessados no tema.
Vigência: 2011 - 2013.

 

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